Benefícios do Consulado americano em Porto Alegre

Benefícios do Consulado americano em Porto Alegre

Quando foi anunciado em 2015 que a cidade de Porto Alegre seria sede de um consulado americano, não só os moradores da cidade, mas de toda região sul ganhariam com essa novidade. No dia 06 de abril de 2017, o cônsul dos Estados Unidos para o Rio Grande do Sul, John Jacobs, confirmou na Rádio Gaúcha que o Consulado americano em Porto Alegre será aberto até junho.

O projeto está quase pronto!

O prédio americano que fica situado na Avenida Assis Brasil, número 1.889, onde antes funcionava um supermercado Nacional, da rede americana Walmart, já está sem as grades de proteção e é possível ver os pontos de acesso concluídos e uma bela fachada.

A escolha e a reforma do prédio do Consulado americano em Porto Alegre foram feitas com base na logística, segurança e baixo custo.

Saiba quanto custa para tirar seu visto americano.

O que é um consulado?

Enquanto os Estados Unidos tem apenas uma embaixada e um embaixador na capital de qualquer país estrangeiro, em países grandes ele pode ter vários consulados.

Eles estão normalmente localizados nas principais cidades de províncias ou estados, e cada um é liderado por um cônsul-geral.

consulado-estados-unidos-1024x576 Visto Americano  Benefícios do Consulado americano em Porto Alegre

Consulados fornecem os mesmos serviços e realizam as mesmas funções oficiais de uma Embaixada. Consulados seguem a liderança do Embaixador no engajamento com o governo local, sociedade civil e outras organizações.

Em muitos casos, os consulados, devido à sua localização dentro de um país, podem servir como o ator principal em relacionamentos e negociações.

Assim, enquanto a Embaixada pode colocar grande importância no desenvolvimento e nas relações econômicas e políticas, o verdadeiro trabalho com a população local será feito por oficiais em um consulado.

Consulados fornecem passaportes, registros de nascimento e muitos outros serviços para visitantes ou cidadãos americanos residentes em um país.

Eles também têm seções consulares que emitem vistos para cidadãos estrangeiros visitarem, estudar ou trabalhar nos Estados Unidos.

Consulados trabalham com agências de aplicação da lei estrangeira dos Estados Unidos e para combater o crime internacional.

Benefícios do consulado americano em Porto Alegre

1 – Localização

Como citei anteriormente, o local escolhido para o Consulado americano em Porto Alegre foi pensado para melhor atender a população.

Hoje a área é ponto na rota de várias linhas de ônibus e futuramente haverá estação de metrô próximo, facilitando ainda mais o acesso das pessoas que buscarão por serviços do Consulado americano em Porto Alegre.

consulado-americano-porto-alegre-abertura-tapumes-1024x576 Visto Americano  Benefícios do Consulado americano em Porto Alegre
Obras adiantadas da sede do Consulado americano em Porto Alegre.

Além disso, o prédio, que tem uma dimensão de oito mil metros quadrados, tem um recuo estrategicamente pensado em relação à calçada, com o intuito de prevenir atentados terroristas.

E para garantir ainda mais a segurança, possui três entradas distintas para funcionários, fornecedores e visitantes.

O esquema de segurança envolverá também restrições para estacionamento nas ruas próximas e não será permitido fotografar o prédio, muito menos dentro das instalações.

2 – Facilitar a entrada nos Estados Unidos

Uma das funções do Consulado americano em Porto Alegre será realizar, informar e educar a população sobre os programas de intercâmbio comercial, com a finalidade de captar potenciais parceiros de negócios e clientes para as empresas americanas.

Além disso, é função do Consulado trabalhar com os meios de comunicação e entidades públicas para explicar a política dos EUA e incentivar o intercâmbio acadêmico, científico e artístico.

ny-300x200 Visto Americano  Benefícios do Consulado americano em Porto Alegre
Nova York é a cidade mais buscada por brasileiros que vão aos EUA.

Com maior acesso às informações referentes aos Estados Unidos a expectativa é que cresça ainda mais a procura de brasileiros por viagens e interações com o território norte-americano.

Dessa forma, a busca por tipos de vistos americanos também tende a crescer e é através do Consulado americano em Porto Alegre que a população terá acesso com mais facilidade a esse serviço.

Vale lembrar que o Consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre somente cuidará de vistos de não-imigrantes. Para brasileiros interessados em imigrar, o processo não poderá ser feito pelo novo consulado na capital gaúcha.

3 – Aumento de viagens para os Estados Unidos

Atualmente, quem busca retirar o visto em Porto Alegre deve comparecer ao Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) para iniciar o processo.

Falamos sobre os passos para tirar o visto americano no Rio Grande do Sul em outra postagem.

Depois disso, não é possível realizar a entrevista na cidade e o cidadão precisa se deslocar para São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília ou Recife.

aeroporto-300x200 Visto Americano  Benefícios do Consulado americano em Porto Alegre
Viajar para os Estados Unidos ficará mais fácil.

Esse deslocamento acaba por encarecer os custos gerais e desestimula o viajante em seguir com os planos de viagem para os Estados Unidos e acabam optando por países da America Latina ou Europa.

A expectativa é que isso mude com a abertura do Consulado americano em Porto Alegre, pois segundo pesquisas da ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens) há uma redução de 20% no número de turistas gaúchos por causa dos custos a mais com o visto.

Com esse número negativo sendo revertido, pois a previsão é emitir no mínimo 500 vistos por dia, o mercado turístico será beneficiado com a venda de mais pacotes para os Estados Unidos e de equipamentos necessários para a viagem.

Não só a população irá usufruir das vantagens de um Consulado americano em Porto Alegre como todo o comercio local ligado a viagens será favorecido.

A Porto Vistos detém toda experiência de anos para facilitar o encaminhamento de sua solicitação de vistos.

Solicite um orçamento para seu visto americano.

Estamos preparados para tirar suas dúvidas, oferecer sugestões e resolver entraves da melhor maneira possível.

Leia também: