
21 maio Como conseguir visto de estudante para os Estados Unidos
Estados Unidos da América é um dos países mais procurados por estudantes brasileiros
O sonho de muita gente é viajar e os motivos podem ser os mais variados.
Um deles pelo qual os brasileiros mais desejam ir para os Estados Unidos é para estudar.
Seja para estudar uma nova língua, concluir o ensino médio, fazer um curso diferente, até mesmo cursar ensino superior ou um curso pós a graduação.
Hoje em dia está muito mais fácil se programar para uma viagem de estudos.
Encher não somente o currículo, mas também a própria caixinha de lembranças com experiências incríveis.
Em um país novo, de primeiro mundo e com uma cultura totalmente diferente da qual você está acostumado a vivenciar todos os dias.
Apesar da burocracia para retirar passaporte, visto e, em alguns casos, questões financeiras que podem encarecer o intercâmbio.
Os Estados Unidos é um dos países mais procurados pelos brasileiros e também o mais indicado para aprender ou aperfeiçoar o inglês.
Este é um dos maiores motivos que o fazem ser tão requisitados por turistas e estudantes não só do Brasil, mas do mundo todo.
Como conseguir o visto de estudante?

I-20 é o formulário principal para o visto de estudante nos Estados Unidos (Foto: Reprodução / Internet)
Quem tiver interesse em passar um tempo estudando nos Estados Unidos precisa ficar atento às exigências que envolvem esse processo.
Após pesquisar para que cidade irá e quanto tempo pretende ficar, o estudante precisa estar devidamente matriculado em uma instituição de ensino.
A instituição de ensino deve ser autorizada pelo United States Department of Homeland Security (USDHS), departamento de segurança interna dos Estados Unidos e também aceita pelo The Student and Exchange Visitor Program (SEVP), programa para o estudante e visitante de intercâmbio.
Depois de feita a sua matrícula na escola, que deverá estar credenciada em ambos, a mesma deverá encaminhar a você por correio e uma cópia por e-mail um formulário conhecido como I-20.
O que é o I-20?
O I-20, principal documento para obter o visto de estudante nos Estados Unidos.
É um formulário de imigração utilizado pelas escolas e universidades que determina se a pessoa é ou não qualificada para obter o visto de estudante.
No I-20, que pode demorar até 4 semanas para chegar por correio, constam algumas informações pessoais do estudante.
Irá constar dados como seu nome, data de nascimento, documentos de identidade, como RG e CPF, país de origem, custos dos estudos no exterior e nome da instituição ou escola em que ele estiver matriculado.
O documento, que é emitido pela instituição de ensino vinculada ao aluno, é o que mantém o visto de estudante e que permite a permanência de estrangeiros no país.
Caso a pessoa não cumpra com suas obrigações de aluno enquanto estiver no programa de intercâmbio, como não ir às aulas, por exemplo, a escola pode tomar algumas medidas.
A escola que ela estiver matriculada poderá cancelar o I-20, fazendo com que o aluno perca o visto de estudante e fique ilegalmente nos Estados Unidos.
É necessário andar com o I-20?
Sim. O I-20 é um documento muito importante e o estudante precisará dele a todo o momento.
Ao decidir fazer um intercâmbio, o estudante também precisará agendar para fazer uma entrevista no Consulado Norte-Americano, para requerimento do visto.
Na imigração dos Estados Unidos o aluno também precisará do I-20, por essa razão é sempre bom estar com ele em mãos.
O que levar para a entrevista no Consulado?
Além do I-20 original, para a entrevista no Consulado, será necessário fazer outras séries de comprovações de que o aluno está indo ao país apenas como estudante e que não tem a intenção de ficar ilegalmente por lá.
Por essa razão, é solicitada a apresentação de documentos originais e legais que vão ajudar a pessoa na hora de conseguir o visto para intercâmbio nos Estados Unidos.
Veja a lista abaixo:
- Extrato bancário (do próprio aluno ou da pessoa que irá arcar com os custos da viagem e os estudos dele),
- Comprovante de residência;
- Declaração do imposto de renda (do próprio aluno ou da pessoa que irá arcar com os custos da viagem e os estudos dele),
- Comprovante de matrícula no curso que irá fazer nos EUA;
- Formulário I-20 original;
- Carteira de trabalho e comprovante de matrícula (ou boleto) de alguma escola ou faculdade brasileira. Caso esteja formado, levar o diploma;
- Passaporte válido por pelo menos 6 meses a partir da data da viagem;
- Formulário DS-160, que o estudante não precisará se preocupar caso opte pela assessoria da Porto Vistos;
- Foto recente;
- Recibo dos pagamentos das taxas exigidas aos estudantes. (A escola precisa orientar cada estudante referente às taxas a serem pagas).
Apesar dos inúmeros documentos que o estudante precisa levar, é de extrema importância estar bem atento e preparado para a entrevista no Consulado.
Lá, eles farão perguntas simples, porém que podem definir se o aluno poderá fazer o intercâmbio no país ou não.
O ideal é manter a calma, estar bem preparado e portando todos os documentos necessários.
Visto em mãos
Depois que o visto for aprovado, aproveite ao máximo os estudos no país de primeiro mundo, que é os Estados Unidos da América.
Como pontuamos, muitos são os detalhes que envolvem a solicitação de um visto americano de estudante e isso pode deixar o solicitante muito confuso.
Não se preocupe com burocracia…
A equipe Porto Vistos pode esclarecer todas suas dúvidas e ajudar seu processo a ser gerido da melhor forma.
Tudo o que você precisa saber sobre a alimentação nos EUA, confira aqui!