08 out Como emitir Visto Japonês
Brasileiros que pretendem viajar para o Japão precisam entrar com a solicitação de autorização no Centro de Visto Japonês.
Para isso, identifique em qual tipo de visto sua situação se enquadra, reúna todos os documentos necessários para dar entrada no pedido de emissão do documento e também já separe o equivalente para pagamento da taxas de emissão do visto para o Japão.
Quer saber mais? Entenda como emitir visto Japonês e tudo que é necessário para que sua solicitação seja aprovada!
Tipos de Visto
No caso de Visto Japonês para Turismo ou Negócios, existem três modalidades: Visto de Uma Entrada, Visto de Dupla Entrada e Visto de Múltipla Entrada.
Estas três modalidades são vistos de curta permanência, ou seja, apesar de possuírem a validade de três anos, são para brasileiros que pretendem ficar no país por um período de até 90 dias.
O visto de Uma Entrada é destinado àqueles turistas que realizarão uma única entrada no país durante o período de permanência. O de dupla entradas, o equivalente, e o de múltipla entrada para quem precisará entrar no país mais de três vezes durante o período.
Se você pretende, em sua viagem visitar as províncias de Miyagi, Fukushima e Iwate no Japão há uma modalidade de documento especifica para você. Com o intuito de incentivar a recuperação do Leste do país, estrangeiros que desejam visitar a região podem se candidatar ao programa que inclui isenção da taxa de vistos.
Para o caso de Vistos de Longa Permanência no Japão, existem diferentes modalidades: para filho de japonês (NISSEI), para neto de japonês (SANSEI), para cônjuge de Japonês e ainda para cônjuge de filho ou neto de cidadão japonês.
Solicitação do Visto
Segundo dados da Embaixada do Japão no Brasil, a solicitação de visto para o Japão não inclui o processo de entrevista.
Portanto, basta que você reúna a documentação necessária e que preencha o formulário de solicitação adequadamente, bem como realize o pagamento das taxas dentro dos prazos estipulados.
Para o caso do Visto de Curta Permanência de uma ou dupla entrada, a documentação necessária envolve passaporte válido, formulário preenchido, documentos pessoais, cópia das passagens e, ainda, comprovantes da finalidade de viagem.
Para a modalidade de múltipla entrada, outros documentos podem ser solicitados, mediante finalidade da viagem e tempo de permanência necessários.
No caso do programa de Isenção para visita às cidades especificadas no leste do país, também é necessário roteiro de viagem e comprovantes da permanência nas cidades da região.
Por fim, as diferentes modalidades de Longa Permanência (long term resident) requerem, além dos documentos padrões (formulário, passaporte, identificação), também àqueles que comprovam a situação do requerente (NISSEI, SANSEI, Cônjuge) e o motivo da solicitação de longa permanência.
Onde solicitar Visto Japonês?
O Visto Japonês para brasileiros pode ser solicitado na Embaixada do Japão no Brasil, que atende ao Distrito Federal e os estados de Goiás, Tocantins, Pará, Amapá, Maranhão e Piauí.
Os solicitantes de outras localidades, como São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, dentre outros estados, devem recorrer às instituições consulares do Japão de suas respectivas regiões.
No caso de dúvidas, você pode recorrer a uma assessoria para vistos para lhe ajudar neste processo. Assim você poderá receber orientação para o preenchimento do formulário de solicitação e, também, na hora de reunir os documentos necessários para a sua modalidade de visto.
Precisando de ajuda para a emissão do seu Visto? Conte com a Porto Vistos!