Como tirar visto americano sendo autônomo?

estátua_da_liberdade

Como tirar visto americano sendo autônomo?

Já falamos aqui no blog sobre o processo de solicitação para obter o visto americano e também sobre os 5 principais motivos para a negativa de visto americano.

Sempre que falamos sobre as necessidades para se obter o visto americano, pontuamos a importância de comprovar os vínculos que você tem no Brasil e indicamos que você leve ao Consulado seu comprovante de emprego (carteira de trabalho, contrato de trabalho, contracheques etc).

Porém, quem é trabalhador autônomo não possui nenhum desses documentos. Isso significa que não poderá viajar para os Estados Unidos? Não. Se você é autônomo, veja como proceder.

Consultoria para visto americano

Obter o visto americano não é um bicho de sete cabeças. Afinal, os Estados Unidos querem receber turistas. O Consulado só nega o visto quando percebe algum risco de o turista tornar-se um imigrante ilegal no país ou quando há algum erro na documentação.

Por isso, contar com uma assessoria para obter seu visto pode ser o que vai fazer diferença no resultado da sua solicitação.


Parcele taxa consular e serviço Porto Vistos


A Porto Vistos é especializada no assunto e vai ajudar você a levar toda a documentação correta na hora de apresentar ao Consulado Americano, além de orientá-lo sobre a entrevista e sanar suas dúvidas.

mulheres_conversando_sobre_mesa

Comprovação de vínculo para autônomos

Se você é um profissional autônomo, não poderá comprovar seu vínculo empregatício da forma mais tradicional, a carteira de trabalho e os contracheques.

Então, você vai precisar demonstrar com outros documentos que tem vínculos no Brasil e que não pretende permanecer nos Estados Unidos.

A melhor maneira de fazer isso é juntando tudo que você possui para comprovar seu trabalho. Se sua empresa é registrada, leve o registro de CNPJ, declaração de imposto de renda e, se tiver, notas fiscais, contratos de prestação de serviço para os clientes, extrato bancário da empresa e o que mais puder juntar.

Já se o seu trabalho é informal e você não possui nenhum tipo de registro, busque cartas de clientes, extratos bancários comprovando os valores recebidos, contratos, recibos, declaração de imposto de renda e todos os demais documentos que mostrem que você trabalha no Brasil.

Documentos de trabalhos passados não são considerados, já que comprovam apenas que você trabalhou, e não que mantém vínculo.

Vale lembrar que comprovante de renda e vínculos profissionais são alguns dos pontos analisados pelo agente e que outros vínculos, como familiar e estudantil, também são analisados e considerados no momento da aprovação ou não.

Tudo isso será descrito no seu formulário DS-160, que deve ser preenchido e enviado no momento da solicitação do visto. Em seguida será agendada sua ida ao CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto).

Em seguida, você irá realizar a entrevista no Consulado Americano. É lá que você deve levar todos os documentos, mas não estranhe se o entrevistador não pedir para ver nenhum papel.

Muitas vezes, de posse da documentação enviada e com poucas perguntas eles já são capazes de decidir se você está apto para a viagem ou não. A entrevista pode durar menos de 5 minutos!

Então, não se apavore. O mais importante é falar sempre a verdade. E lembre-se de contar com a assessoria da Porto Vistos para que todo o seu encaminhamento seja feito da forma correta e não custe a você uma negativa do visto americano.

Entre em contato conosco agora mesmo e saiba como podemos ajudá-lo.

¹ Nota de esclarecimento: os procedimentos e regras sofrem constante alterações. O conteúdo desta página pode estar desatualizado. Favor confirmar informações por telefone ou e-mail.



[contact-form-7 id = “28347” title = “Visto Tripulante C1D”]

[contact-form-7 id=”28351″ title=”VISTO PARA NEGÓCIOS NOS ESTADOS UNIDOS – F1″]

[contact-form-7 id=”28355″ title=”VISTO DE TRABALHO NOS EUA – H”]

[contact-form-7 id=”28358″ title=”PASSAPORTE BRASILEIRO”]

[contact-form-7 id=”28361″ title=”PASSAGEM AÉREA”]

[contact-form-7 id=”28364″ title=”RESERVA DE HOTEL”]

[contact-form-7 id=”28368″ title=”SEGURO VIAGEM”]

[contact-form-7 id=”28371″ title=”PACOTES TURÍSTICOS”]