E-visa: como funciona e quais as vantagens de solicitar

pessoas usando celular no aeroporto para acessar visto eletrônico

E-visa: como funciona e quais as vantagens de solicitar

Quem já possui passaporte e pretende realizar uma viagem internacional, saiba que já é possível viajar para diversos destinos com o e-visa, a modalidade de visto eletrônico disponível para alguns países.

Com esse visto, uma série de burocracias são facilitadas, já que todo o processo pode ser feito online e em poucos dias os consulados já disponibilizam a resposta aos solicitantes.

Outras vantagens de solicitar um e-visa são o baixo custo e o fato de o visto ser registrado eletronicamente através do número do seu passaporte, ou seja, não é necessário enviar seu passaporte para o consulado.

Confira quais são as condições para adquirir um Visto Americano (ESTA), Visto Canadense (e-TA) e Visto Australiano (e-Visitor) dessa modalidade.

ESTA: Visto Americano

passaporte americano e computador em avião


Parcele taxa consular e serviço Porto Vistos


ESTA é a sigla para Electronic System for Travel Authorization, na tradução livre, Sistema Electrónico para Autorização de Viagens, uma das modalidades do Programa Isenção de Vistos (VWP) dos Estados Unidos.

O ESTA permite a solicitação de um visto eletrônico para titulares de passaportes de 35 países. São eles:

Portugal, Andorra, Austrália, Áustria, Bélgica, Brunei, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Islândia, Irlanda, Itália, Japão, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Mônaco, Holanda, Nova Zelândia, Noruega, San Marino, Singapura, Eslováquia, Eslovênia, Coreia do Sul, Espanha, Suécia, Suíça, Formosa ou Reino Unido.

O e-visa americano vale como um visto de turista. A permanência do solicitante não pode exceder 90 dias, mesmo que se trate de uma viagem de negócios ou tratamento médico. Também não é permitido exercer trabalho remunerado ou não remunerado.

Para solicitar o ESTA, também é necessário que sua viagem seja realizada por uma companhia aérea ou marítima participante do Programa de Isenção de Vistos.

Atente para o caso de já ter alguma vez o seu Visto Americano negado, isso pode complicar também a solicitação de o Programa de Isenção de Vistos (ESTA).

e-TA: Visto Canadense

canadá escrito na neve com material de esqui

E-Ta é a sigla para Electronic Travel Authorization, em português, Autorização Eletrônica de Viagem, o visto eletrônico canadense para turistas.

Voltado para quem deseja entrar no Canadá como turista, o e-visa canadense pode ser solicitado por qualquer cidadão brasileiro que já possua um visto americano de não imigrante válido ou que tenha visto canadense aprovado nos últimos dez anos.

Os beneficiários do e-TA podem permanecer até seis meses em território canadense, dependendo do tempo definido pelo agente de imigração no momento de entrada no país.

Este tipo de visto canadense só é válido para entradas no Canadá por via aérea e também para quem vai realizar escalas no país.

eVisitor: Visto Australiano

passagens aereas para a austrália

O eVisitor é o visto eletrônico australiano. Válido por um ano, essa modalidade de visto eletrônico permite a permanência por até 90 dias consecutivos no país.

Para solicitar o eVisitor é necessário ser portador do passaporte de um dos países da União Europeia, como é o caso de muitos brasileiros de descendência italiana, portuguesa, espanhola e outras.

Segundo o Departamento de Imigração australiano, 90% das solicitações são processadas em apenas dois dias.

O eVisitor não permite exercer atividade remunerada no país. Se você pretende exercer trabalho voluntário, este também não pode ser o motivo de solicitação do e-visa, pois sua solicitação pode ser negada.

Na hora de solicitar seu visto eletrônico tenha atenção às condições e regras de cada país. Lembre-se que qualquer erro no preenchimento dos formulários ou envio de documentos pode resultar na negativa do seu visto.

Conte com a Porto Vistos para garantir que não haja imprevistos na hora de solicitar seu e-visa.

 

¹ Nota de esclarecimento: os procedimentos e regras sofrem constante alterações. O conteúdo desta página pode estar desatualizado. Favor confirmar informações por telefone ou e-mail.