Rotina de um avião – O que acontece em um voo?

Rotina de um avião – O que acontece em um voo?

Se você já viajou de avião sabe que é um ambiente completamente diferente dos transportes mais convencionais, mas você sabe qual é a rotina de um avião?

Provavelmente você não conhece todos os detalhes do dia a dia de uma aeronave e vou revelar para você os segredos que as comissárias não contam.

Viajar de avião possibilita o turismo entre destinos muito distantes, mas precisamos ter atenção com alguns segredos que são guardados em relação a esse meio de transporte que cresce em popularidade a cada ano.

Apesar de menos espaço para as pernas, assentos de encosto reto, opções de comida restritas e atrasos constantes, o transporte aéreo se torna a cada dia mais popular.

A indústria de viagens aéreas divulgou que 3,5 bilhões de pessoas voaram no último ano! Isso é quase metade da população mundial.


Parcele taxa consular e serviço Porto Vistos


E mesmo assim, grande parte da rotina de um avião permanece um mistério para muitos.

Aviões são perigosos?

Apesar dos milhões de voos que decolam e pousam com segurança a cada ano, a percepção de que os aviões são perigosos ainda perdura.

O fato é, porém, que o transporte aéreo é estatisticamente o modo mais seguro de transporte disponível, as chances de morrer em um acidente fatal são apenas cerca de 1 em 7 milhões.

Então, se não há realmente nenhuma razão para se preocupar com a nossa segurança pessoal, o que deveríamos ter atenção em relação a rotina de um avião?

Acontece que você pode querer prestar mais atenção nos pequenos detalhes como quantas vezes o cobertor foi usado ou como que o café foi feito.

# Descubra tudo sobre O que fazer numa viagem para Nova York

Rotina de um avião –  18 segredos que nenhuma comissária de borde conta

1 – Fones de ouvido

Os fones de ouvido não são tão novos como parecem. Mesmo os fones que vêm embrulhados não são novos.

Eles são limpos e reembalados. Isso vai fazer você pensar duas vezes antes de esquecer os seus fones de ouvido em casa.

2 – Pilotos dormem em voos

Os pilotos estão autorizados a ficarem de plantão por 16 horas sem interrupção.

Você pode imaginar a rotina de um avião em que o principal funcionário estar em serviço por muito tempo e adicionar a isso a pressão de transportar com segurança centenas de vidas ao seu destino.

Não entre em pânico, mas o piloto pode estar dormindo em pleno voo.

Não entre em pânico, mas o piloto pode estar dormindo em pleno voo.

Para voos de longo curso, há dois pilotos para que se possa tirar um cochilo enquanto a outra equipe assume os controles.

Isso soa reconfortante, até que você aprenda que, em uma pesquisa, metade dos pilotos admitiram cair “involuntariamente” no sono no meio  do voo.

3 – Máscaras de oxigênio

Pare de ignorar a apresentação de segurança antes da decolagem, ele contém informações importantes que poderiam literalmente salvar sua vida.

Por exemplo, na rotina de um avião, se as máscaras de oxigênio caírem, você terá cerca de 15 minutos de oxigênio disponível.

Isso é mais do que suficiente para o piloto reduzir o avião a uma altitude inferior, onde você pode respirar facilmente.

No entanto, em altitude, você só tem cerca de 15 a 20 segundos para garantir a sua máscara antes de desmaiar.

Esse é o motivo pelo qual eles dizem para você colocar a sua máscara antes de ajudar os outros.

# Dúvidas sobre visto americano? Saiba todo os detalhes no passo-a-passo de como solicitar um visto americano de turista

4 – Diminuição das luzes

Você certamente notou que as luzes se apagam em um avião imediatamente antes da aterrissagem, mesmo durante a noite.

Para ter a garantia de consumir uma água potável, dê preferência sempre a águas servidas em garrafas fechadas.

As luzes da aeronave se apagam por medidas de segurança.

Em um cenário onde você pode ter que evacuar do avião em terra, as luzes apagadas permitirá que seus olhos estejam mais bem adaptados à falta de luminosidade.

Isto torna mais fácil para você ver o seu entorno e escapar com segurança.

5 – Eletrônicos em modo avião.

Quando eles pedirem para você manter seus dispositivos eletrônicos desligados ou em modo de avião, você deve fazê-lo.

Obedeça a ordem de ativar o modo avião dos seus aparelhos eletrônicos.

Obedeça a ordem de ativar o modo avião dos seus aparelhos eletrônicos.

Se você não seguir essa solicitação não significa que vai diretamente derrubar o avião, mas isso pode atrapalhar a rotina de um avião, pois irrita o piloto.

Ouvindo a interferência de centenas de telefones celulares pode ocasionar a perda de um sinal ou comunicação de controle de tráfego aéreo.

6 – Comida duvidosa

Piloto e copiloto não estão autorizados a partilhar uma refeição e nunca é dado o mesmo alimento quando recebem suas refeições separadas.

Esta é uma medida que as companhias aéreas tomam para evitar intoxicação alimentar.

Isso é realmente uma preocupação lógica? Talvez. Nós apenas devemos ficar felizes que eles estão tomando essas precauções.

7 – Voo com animais

Pense duas vezes antes de levar seus animais de estimação em um voo.

De acordo com a rotina de um avião as companhias aéreas vão fazer o seu melhor para cuidar de seus animais de estimação, mas há algumas coisas que não podem ser evitadas.

Os animais são, obviamente, mantidos em suas caixas para não ficarem ansiosos com toda a agitação em torno deles.

Mas é inevitável os grandes ruídos na rampa. A maioria das pessoas nesta área usam proteção contra o desgaste do ouvido.

Então você pode imaginar o quão ruim provavelmente é para o seu animal de estimação.

8 – O piloto é muito poderoso

O piloto é o capitão do avião e tem o mesmo poder que um capitão de navio, o que quer dizer, que ele é a autoridade máxima na rotina de um avião.

O piloto pode autorizar que qualquer passageiro seja algemado, caso esteja causando problemas, a fim de entregá-los à polícia após pousar.

Eles também podem emitir multas ou até mesmo decidir sobre a vida de algum passageiro.

9 – Assentos seguros

Há conteúdos disponíveis na internet que dizem que em uma rotina de um avião, os assentos do meio para trás são os mais seguros.

Mas na verdade, nenhum assento é mais seguro que o outro.

Assentos são sempre uma das maiores reclamações em relação ao voo, mas no que diz respeito a segurança, não há diferença entre a posição que ela ocupa na aeronave.

Assentos são sempre uma das maiores reclamações em relação ao voo, mas no que diz respeito a segurança, não há diferença entre a posição que ela ocupa na aeronave.

Com base nos dados de acidentes de aeronaves, a taxa de mortalidade de passageiro em assento na frente são de 38%, no meio de 39% e na parte traseira de 32%.

E, obviamente, os passageiros perto de uma saída são mais propensos a sair de um acidente vivo.

Na verdade, esses números não levam em conta as circunstâncias que cercam um acidente.

Se você está no assento do meio para trás e a cauda do avião leva um golpe, você não vai estar em uma posição melhor.

De qualquer forma, não precisa ter medo. Mesmo em grandes altitudes, voar está cada vez mais seguro.

E não importa onde você está sentado, você vai chegar ao seu destino sem problemas.

10 – Água

Fique longe de água que não seja engarrafada.

As portas para remover resíduos dos lavatórios e reabastecer a aeronave com água potável estão próximas umas das outras.

Para ter a garantia de consumir uma água potável, dê preferência sempre a águas servidas em garrafas fechadas.

Para ter a garantia de consumir uma água potável, dê preferência sempre a águas servidas em garrafas fechadas.

Essas portas, em uma rotina de um avião, são muitas vezes manipuladas pela mesma pessoa.

Mesmo assim, alguns assistentes de voo admitiram encher garrafas de água com água a partir dos tanques de retenção.

Nem preciso dizer que você não deve encher sua garrafa de água da torneira do lavatório, não é?

# Precisa de auxílio para o seu visto? A equipe Porto Vistos está preparada para ajudar na solicitação desse documento. Fale conosco!

11 – Não beber café ou chá.

Você também deve ficar longe de café, chá e outras bebidas que utilizem água. O motivo?

Os tanques de retenção de água são geralmente tão antigos quanto o avião e eles não são limpos regularmente.

De prioridade a água engarrafada, refrigerante ou suco.

Se você precisa tomar café, o aconselhado é comprar em uma loja no saguão antes do embarque.

12 – Malas

Na rotina de um avião, os manipuladores de bagagem geralmente ignoram os avisos ou instruções nas malas.

Malas quando não são extraviadas, aparecem danificadas ou com itens internos quebrados. Sorte de quem chega com sua mala intacta.

Malas quando não são extraviadas, aparecem danificadas ou com itens internos quebrados. Sorte de quem chega com sua mala intacta.

Mensagens como “frágil” ou “este lado para cima” não fazem muito efeito devido ao tempo que há para o embarque.

13 – Fechaduras do lavatório

A maioria das pessoas não sabem que os sanitários podem ser desbloqueados pela parte de fora.

Existe um mecanismo, geralmente por trás do aviso de não fumar, que permite que você deslize o parafuso e abra a porta.

Essa é na verdade uma estratégia de segurança dentro da rotina de um avião.

Usado em casos em que passageiros ficam incapacitados ou envolvidos em atividades ilegais, permite que os comissários de bordo possam abrir a porta.

14 – Você pode estar voando ao lado de órgãos humanos

Muitas vezes, você estará compartilhando um voo com restos ou órgãos humanos.

E eles não estão necessariamente no compartimento de carga também.

Se você ver um ponto de saída de ar mais frio nas caixas de bagagem, há uma boa chance de que ele contenha órgãos humanos sendo transportados para uso médico ou científico.

Não há nenhuma razão real para se assustar, mas é um fato bacana que você pode compartilhar com um passageiro.

15 – Passagens baratas

Os dias mais baratos para comprar e os dias mais baratos para voar não são a mesma coisa.

Você provavelmente já ouviu que o melhor dia para comprar bilhetes de avião está em uma terça-feira.

Passagem aérea é um dos pontos que podem encarecer uma viagem.

Passagem aérea é um dos pontos que podem encarecer uma viagem.

Isso pode ser verdade, mas não significa que você precisa voar apenas nas terças-feiras.

É verdade que a terça e quarta são os dias mais baratos para voar, mas você pode se surpreender ao saber que o sábado está nessa lista também.

Se você voar quando a maioria das pessoas preferiria estar dormindo (início da manhã ou durante a noite), você vai obter um melhor negócio.

Apenas evitar voar às sextas-feiras ou domingos, se essa for uma opção, e provavelmente fará uma boa economia.

# Descubra porque a cada ano  a Disney continua sendo um destino dos sonhos.

16 – Pouso difícil

Voar com mau tempo pode ser estressante, mesmo para o mais experiente dos pilotos.

Todos nós sentimos os efeitos da turbulência, mas é notório que a aterrissagem é nada suave, especialmente quando você sabe que pode ter água ou até mesmo gelo na pista.

Quando o avião pousar duro durante o mau tempo é realmente intencional.

O avião deve pousar difícil quando há água no chão para evitar planar na água. Confie no seu piloto!

17 – Raio atingir avião

Curtos-circuitos são mais comuns do que você pensa na rotina de um avião.

Aparentemente aviões são atingidos por um raio o tempo todo.

Estima-se que cada avião dos EUA é atingido por um raio, pelo menos uma vez por ano.

É mais comum do que se imagina, mas muitos aviões são atingidos por raios todos os anos.

É mais comum do que se imagina, mas muitos aviões são atingidos por raios todos os anos.

Surpreendentemente, às vezes, são os próprios aviões que ativam os gatilhos de um raio quando viajam através de nuvem fortemente carregada.

Não há realmente nenhuma razão para se preocupar, embora o último acidente grave atribuído a um relâmpago foi em 1967.

18 – Limpeza na rotina de um avião

Muitas pessoas acham que o ar “reciclado” em aviões é o que causa doenças.

Na verdade o ar é constantemente filtrado (cerca de 20 vezes por hora) através de filtros HEPA de grau hospitalar.

O que você realmente precisa ter atenção são as superfícies contaminadas.

Por mais que pareça estar tudo limpo, muitos germes podem habitar as instalações internas de um avião. A limpeza é algo que você deve ter atenção na rotina de um avião.

Por mais que pareça estar tudo limpo, muitos germes podem habitar as instalações internas de um avião. A limpeza é algo que você deve ter atenção na rotina de um avião.

As bandejas são, de longe, a parte mais contaminada por germes em um avião, por isso você não deve descansar qualquer alimento sobre elas sem um guardanapo!

Outras superfícies, como os braços, cintos de segurança e botões no lavatório são imundos e raramente são limpos devido às limitações de tempo.

Os travesseiros e cobertores normalmente não são novos, nem são limpos. Eles estão apenas dobrados e reutilizados.

A orientação é reforçar o uso de vitamina C e não abrir mão de desinfetantes para as mãos durante todo o voo.

Outro detalhe, não ande descalço por um avião!

Vômito, urina e até fezes podem ter feito contato com o revestimento do chão, além de materiais cortantes como vidro.

Essas são algumas curiosidades sobre a rotina de um avião, muitas delas não influenciam em nada a sua viagem.

Mas, algumas outras podem refletir diretamente na sua segurança e saúde dentro da aeronave, não custa nada ter atenção.

¹ Nota de esclarecimento: os procedimentos e regras sofrem constante alterações. O conteúdo desta página pode estar desatualizado. Favor confirmar informações por telefone ou e-mail.



[contact-form-7 id = “28347” title = “Visto Tripulante C1D”]

[contact-form-7 id=”28351″ title=”VISTO PARA NEGÓCIOS NOS ESTADOS UNIDOS – F1″]

[contact-form-7 id=”28355″ title=”VISTO DE TRABALHO NOS EUA – H”]

[contact-form-7 id=”28358″ title=”PASSAPORTE BRASILEIRO”]

[contact-form-7 id=”28361″ title=”PASSAGEM AÉREA”]

[contact-form-7 id=”28364″ title=”RESERVA DE HOTEL”]

[contact-form-7 id=”28368″ title=”SEGURO VIAGEM”]

[contact-form-7 id=”28371″ title=”PACOTES TURÍSTICOS”]