Visto americano J1 e Visto americano J2

livro de capa azul sobre bandeira dos EUA

Visto americano J1 e Visto americano J2

Viajar para os Estados Unidos, seja para passar alguns dias de férias, para estudar ou trabalhar por alguns meses ou mesmo para estabelecer residência, ainda é um sonho de muitos brasileiros.

Obter o visto de turista para passar alguns dias ou semanas no país não é mais um bicho de sete cabeças.

Ainda mais se você contar com a assessoria da Porto Vistos para realizar sua solicitação de visto americano.

Mas se sua intenção é ficar em território americano para exercer alguma atividade remunerada – que não seja um trabalho formal, pode obter o visto J.

O que é o visto J1?

O visto J1 deve ser solicitado por pessoas que vão aos Estados Unidos para participar de programas de intercâmbio.

Para solicitar esse visto, é preciso já ter sido aceito em um programa de intercâmbio no país, por meio de uma organização patrocinadora que esteja cadastrada junto ao governo dos Estados Unidos.

Depois de aceite para um programa de intercâmbio no país, você pode dar início a solicitação de visto J1.

O governo norte-americano determina que o visto J1 pode ser emitido para qualquer pessoa que pretende realizar uma função pré-combinada, treinamento ou pesquisa no âmbito de um programa aprovado oficialmente e patrocinado por uma instituição de ensino ou outra instituição sem fins lucrativos”.

homem com cadernos e bandeira dos EUA nas mãos

Quais trabalhos posso realizar com o visto J1?

Pessoas que recebem o visto J1 participam de programas de estágio para universitários, empregos de verão, Au Pair (cuidadores de crianças).

Podendo ser também graduados em busca de pós-graduação ou especialização, acadêmicos patrocinados por Universidades na modalidade de docentes temporários, e estagiários.

Quais os requisitos para a obtenção do visto J1?

Além de ser aprovado em um dos programas acima citados, o titular que obter esse tipo de visto deve, obrigatoriamente, regressar ao país de origem e lá permanecer por, pelo menos, dois anos.

É impossível estender a permanência nos EUA com o visto J1?

Via de regra, depois de dois anos no país, você deve retornar. Porém, o portador do visto J1 pode estender sua estadia em solo norte-americano.

O visto J1 contém a seguinte declaração: “O portador está sujeito ou não à seção 212(e). A regra dos dois anos se aplica (ou não) ao Brasil”.

Se no seu visto, a informação é de que a regra se aplica ao Brasil, você precisa voltar para cá e permanecer os 2 anos previstos.

Durante esse período de dois anos, você pode voltar aos Estados Unidos a passeio, desde que obtenha o visto de turista.

Nestes dois anos, você não pode residir ou trabalhar por lá.

Se você estiver nessa condição, mas pretende ficar por mais tempo, seja para continuar estudando ou poder trabalhar no país, pode pedir uma isenção da regra de 2 anos.

A imigração norte-americana avalia cada caso e decide se você pode permanecer ou não no país.

Se você viajou para os Estados Unidos sem patrocínio ou bolsa do governo, custeando sua estadia com seus próprios recursos, há uma chance grande de você conseguir mudar o status do seu visto para permanecer no país.

Se no seu visto J1 constar que a regra não se aplica, isso significa que você pode requerer a permanência no país.

O que é o visto J2?

Se você é casado/a e vai para os Estados Unidos realizar um dos programas que citamos acima, pode ter a companhia do seu marido ou esposa.

Para isso, é preciso que ele/ela obtenha o visto J2, que é o visto para acompanhantes de portadores do visto J1.

bandeira dos EUA em frente a Universidade

O que posso fazer com o visto J2?

O portador do visto J2 pode estudar ou trabalhar nos Estados Unidos, mediante autorização específica do governo norte-americano para tais fins.
Ao chegar aos Estados Unidos, antes de começar a buscar trabalho, você deve procurar o departamento internacional da universidade a qual o seu marido/sua esposa está vinculado.

Lá você vai receber as orientações sobre como aplicar para trabalho. Você deverá apresentar a relação de documentos solicitada e pagar a taxa de US$380,00.

Mesmo que sua solicitação seja negada, esse pagamento não será devolvido.

O prazo máximo de resposta é de 90 dias, mas normalmente o governo retorna a solicitação em até 30 dias.

A resposta vem através de uma carta e um cartão. Esse cartão permite que você procure emprego.

Assim que conseguir uma vaga, você volta ao departamento internacional na Universidade, preenche um novo formulário e agenda um horário no escritório de Social Security.

O Social Security é semelhante ao nosso CPF. Ele permite que você obtenha habilitação e construa crédito, entre outros. Sem ele, não é possível trabalhar no país com o visto J2.

Maneira mais prática de obter o visto J1 e visto J2

Se você pretende solicitar o visto J1 e o visto J2 para os Estados Unidos, entre em contato com a Porto Vistos.

Somos a empresa de vistos mais bem recomendada do Brasil.

Auxiliamos durante todo o processo de solicitação de visto, para que o pretendente não cometa erros no envio dos documentos e preenchimento de formulários solicitados pelo Consulado do país de destino.