5 principais dúvidas sobre passaporte

passaporte brasileiro

5 principais dúvidas sobre passaporte

Impressiona a quantidade de dúvidas que os futuros viajantes possuem quando o assunto é passaporte.

Um documento essencial para entrar em quase todos os países do mundo ainda é motivo de muita apreensão e confusão. Por isso, separamos aqui as 5 principais dúvidas sobre passaporte.

Como devo proceder se meu passaporte expirar e o visto ainda estiver válido?

Se você vai viajar para o exterior e o seu passaporte irá vencer antes de você retornar ao Brasil, você precisa solicitar um novo passaporte. Não há possibilidade de renová-lo, então o processo terá que ser feito do zero novamente.

Caso o seu visto de viagem esteja no passaporte vencido, você deve apresentar os dois passaportes (vencido com visto e novo sem visto) no aeroporto.

O ideal é que quando faltarem 6 meses para vencer o seu passaporte você já solicite um novo para prevenir a necessidade de viajar com dois documentos.


Parcele taxa consular e serviço Porto Vistos


visto aprovado em passaporte

Planejo tirar um passaporte novo, mas ouvi que a Polícia Federal do Brasil irá reter meu passaporte antigo. O que devo fazer?

A Polícia Federal não irá reter o seu passaporte antigo quando você solicitar ou retirar um novo. Eles fazem um furo no documento, indicando que o mesmo não é mais válido, e o devolvem à você.

Então, se você tem um visto válido em um passaporte antigo, carregue com você ambos os passaportes e viaje tranquilo.

Meu passaporte com visto válido foi roubado/perdido/danificado. Como proceder?

Se você teve seu documento extraviado ou furtado no Brasil, deve preencher a Comunicação de Ocorrência com Documento de Viagem.

Já se você foi roubado, é necessário registrar Boletim de Ocorrência junto à Polícia Civil, em que fique clara a tipificação de “roubo”.

Em seguida é preciso solicitar um novo passaporte e apresentar o documento acima correspondente junto à documentação restante exigida.

Caso o fato tenha ocorrida em outro país, comunique as autoridades legais e registre um Boletim de Ocorrência para solicitar um novo documento junto ao Consulado brasileiro.

mapa planejamento viagem passaporte

Posso obter uma cópia do visto em meu passaporte novo?

Infelizmente essa alternativa não é possível. Para constar o visto em seu novo passaporte, você deverá realizar um novo processo de solicitação de visto.

Como esse processo pode demorar um pouco, a melhor opção é levar os dois passaportes na sua viagem: o antigo com o visto válido e o novo sem visto. Apresente os dois na hora da viagem e você não terá problemas.

Tenho o passaporte de modelo antigo. Preciso trocar pelo novo azul biométrico?

Não, você pode continuar utilizando seu passaporte antigo até a data de vencimento dos mesmos.

Atente-se apenas às regras do(s) país(es) que você pretende ingressar. Alguns países exigem que o passaporte possua pelo menos 6 meses de validade.

Outros países estipulam o prazo de 3 meses a partir da entrada no território. E alguns outros aceitam o passaporte até a data de sua validade.

A Porto Vistos é especialista em facilitar a sua viagem. Assessoramos em todos os passos de solicitação de passaporte e visto para viagem.
Vai viajar? Entre em contato conosco agora mesmo e saiba como podemos facilitar a sua vida.

¹ Nota de esclarecimento: os procedimentos e regras sofrem constante alterações. O conteúdo desta página pode estar desatualizado. Favor confirmar informações por telefone ou e-mail.

Tags: