Consulado x Embaixada

faxada do consulado brasileiro

Consulado x Embaixada

Quando falar sobre visto e viagens a outros países, citamos o Consulado ou a Embaixada do país. Você sabe para que serve cada um e quando procurá-los? Abaixo esclarecemos essas dúvidas:

Embaixada

O que é: É a representação diplomática de uma nação em outra. O país tem apenas uma abaixada em uma nação estrangeira. Na maioria das vezes, situada na capital federal.

Para que serve: A embaixada é responsável por negociações políticas, desenvolvimento cultural e econômico, informações oficiais e demais assuntos de interesse comum entre as nações.

Consulado

O que é: A representação administrativa que trata das relações entre o Estado e o povo. Os países podem ter diversos consulados em nações estrangeiras, geralmente nas capitais estaduais.

Para que serve: Presta serviços aos civis conterrâneos e aos estrangeiros. Como a emissão de vistos e passaportes, certidões de nascimento, vistoria de cargas, auxílio administrativo, entre outros. São atendidas tanto pessoas físicas quanto jurídicas.


Parcele taxa consular e serviço Porto Vistos


faxada do consulado americano

Portanto, quando você quer viajar a outro país e precisa solicitar visto ou algum outro tipo de autorização, deve recorrer ao Consulado do país que você pretende viajar.

Quando está fora do Brasil e precisa de auxílio com algum serviço do país, como em casos de perda ou roubo de documentos, vá até o consulado do Brasil no local que você está e peça auxílio.

Você só deve se dirigir à embaixada de um país quando o assunto envolver as duas nações (o país local e o país da embaixada). Isso acontece em casos de prisões políticas, ajuda humanitária, entre outros.

Agora que você já sabe o que é e para que servem o Consulado e a Embaixada dos países, certamente você se sentirá muito mais seguro para recorrer a um deles sempre que precisar.

Lembre-se: ao viajar para um país estrangeiro, informe-se sobre o Consulado e Embaixada brasileiros mais próximos de onde você vai estar e anote os telefones e outras formas de contato. Nunca se sabe quando você vai precisar.

E antes de planejar sua viagem, entre em contato com a Porto Vistos para auxiliarmos você no processo de solicitação do visto.

¹ Nota de esclarecimento: os procedimentos e regras sofrem constante alterações. O conteúdo desta página pode estar desatualizado. Favor confirmar informações por telefone ou e-mail.