26 nov Tudo sobre Visto Chinês: perguntas frequentes
Se você pretende viajar à China, por motivo de turismo, intercâmbio ou trabalho, emitir o visto chinês é um dos passos fundamentais para garantir sua viagem!
Confira as dúvidas mais frequentes de quem pretende tirar Visto Chinês e já se prepare para comprar as passagens!
Antes de Tudo: qual o objetivo da sua viagem?
Assim como em outros países, antes de abrir uma solicitação você precisa ter definido seu objetivo de viagem.
Afinal, são diversas modalidades de visto para entrar em território chinês, cada uma voltada a um objetivo de viagem distinto.
Dentre estas categorias de autorização para entrar no país, estão o Visto Chinês para Tripulantes (tipo C), o Visto para pessoas com intenção de residência (tipo D), para intercambistas e outras modalidades de estudo (tipo F), para fins comerciais (tipo M), para pessoas com intenção de trabalho (tipo Z) e, o mais comum, o Visto Chinês para Turistas (tipo L).
Você pode conferir, detalhadamente, as modalidade de Visto Chinês disponíveis para candidatos brasileiros no site oficial da Embaixada da República Popular da China no Brasil.
Como obter Visto Chinês?
O processo para obter Visto para China é simples: basta você abrir o processo, entregar a documentação exigida, segundo o tipo de visto que você optou, e realizar o pagamento da taxa consular.
Então é só retirar o seu visto, no caso de aprovação. Você pode comparecer a um dos consulados chineses para pegar o documento, solicitar entrega via correios ou por meio de um despachante.
O Visto Chinês é válido para transitar somente em território de administração da República Popular da China.
Portanto, lembre-se: se você pretende incluir Hong Kong e Macau no seu roteiro de viagens, vai precisar de um visto específico para estas localidades.
Confira mais detalhes sobre como emitir seu Visto Chinês Aqui.
Qual a validade do documento?
Se você emitiu o visto de turismo, quando você passar por todo o processo de solicitação e tiver seu Visto Chinês Aprovado, o documento em seu passaporte terá validade de 5 anos.
Entretanto, atente para o período de permanência: com esta modalidade você poderá passar, no máximo, 180 dias por ano em território Chinês (isso porque a emissão do seu documento considera 90 dias de permanência na China, podendo ser renovados por mais 90 dias).
Quais os Documentos Necessários?
No caso da modalidade de turismo, o solicitante deverá apresentar cópia das passagens aéreas e da reserva de hotel impressos, roteiro de viagem, documentos pessoais, formulário preenchido e passaporte com pelo menos 6 meses de validade.
O representante consular pode exigir outras comprovações, como comprovante de renda e carta convite emitida por órgão ou indivíduo da China (se for o caso).
Todo o processo do visto, bem como os documentos necessários, apesar de extremamente similares variam conforme o objetivo da sua viagem e, portanto, a modalidade do documento escolhida.
Como entrar na China sem visto?
Se você é um viajante em trânsito e cidadão brasileiro pode usufruir do programa de isenção de vistos para China.
Para isso, na sua viagem o destino final não poderá ser uma cidade da china e seu período de permanência não poderá passar de 6 dias (ou 144 horas).
Existem duas modalidades de permanência sem visto, que variam conforme as cidades.
Você pode ficar até 72 horas (3 dias) em qualquer uma das seguintes cidades: Changsha, Chengdu, Chongqing, Dalian, Guangzhou, Guilin, Harbin, Kunming, Qingdao, Shenyang, Wuhan, Xiamen e Xi’an.
Já no caso da província de Hebei e das cidades de Pequim (Beijing) e Tianjin, você pode permanecer até 144 horas (6 dias) em trânsito, sem a necessidade de visto.
Confira mais informações sobre o assunto aqui.
Onde fica o Consulado da China no Brasil?
Atualmente, você pode entrar em contato com o Consulado Geral da China no Brasil em três localidades diferentes.
O primeiro a ser estabelecido no país é o Consulado-Geral da República Popular da China em São Paulo. Inaugurado em 1985, está localizado no bairro Jardim América, na rua Estados Unidos, número 1053. Este abrange os estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Inaugurado em 1992, há também o Consulado Geral da República Popular da China no Rio de Janeiro. Localizada no bairro Botafogo, na rua Muniz Barreto, número 715, esta zona consular atende às localidades da Bahia, do Espírito Santo, de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.
Sendo o mais recente instaurado no território brasileiro, o Consulado Geral da República Popular da China em Recife tem jurisdição sobre os estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Alagoas e Sergipe. O prédio está localizado no bairro Casa Amarela, na Estrada do Arraial, número 3139.
Assessoria para Visto Chinês
Se você está planejando viagem para China, sabe o quanto cada detalhe é precioso nessa organização. Para te ajudar a ter menos dores de cabeça nesse processo, você pode contratar uma Assessoria para Vistos!
Assim você pode se preocupar com todos os outros detalhes e pode deixar que a parte burocrática com quem é especialista no assunto. Afinal, para ir à China é necessário ter roteiro de viagem, reservas de estadia e uma série de detalhes já em mãos.
Facilite este processo! Conte com a Porto Vistos para emitir seu Visto Chinês.