Países que exigem vacina contra febre amarela

Países que exigem vacina contra febre amarela

Ao se preparar para uma viagem é necessário atenção a uma série de pontos para que tudo corra bem e um dele é a lista de países que exigem vacina contra febre amarela.

Saúde é uma questão de suma importância para todos nós e a atenção deve ser redobrada quando se trata de viagens internacionais, pois cada país, devido a fatores geográficos, políticos e sociais, tem rotinas diferentes em relação a saúde da população.

CERTIFICADO-INTERNACIONAL-DE-VACINA-OU-PROFILAXIA Sem categoria  Países que exigem vacina contra febre amarela

Fique atento e não deixe passar nenhum documento importante para sua viagem internacional.

Uma das doenças que está na lista da vacinação obrigatória para sair do Brasil é a febre amarela.

E devido ao aumento de casos torna imprescindível  atestado de vacinação de brasileiros e de viajantes que tenham permanecido por aqui por mais de doze horas.

A Porto Vistos identificou muitas dúvidas de seus clientes e para tranquilizar a todos e orientar quem precisa viajar, listamos essas dúvidas abaixo.

Dúvidas frequente sobre a vacina contra febre amarela

1. O que é CIVP?

A sigla significa: “Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia”.

Trata-se de um documento que comprova que o viajante foi vacinado contra muitas doenças, especialmente se recebeu a vacina contra febre amarela.

2. Onde posso solicitar a CIVP?

Você receberá toda a orientação necessária nas unidades do Centro de Orientação para Saúde do Viajante – Cosv.

anvisa-300x169 Sem categoria  Países que exigem vacina contra febre amarela

Procure um Cosv mais próximo de você e retire seu atestado de vacina contra febre amarela.

Esse é um órgão da Anvisa para serviços credenciados de orientação aos viajantes sobre cuidados com a saúde. Veja aqui a lista.

E ainda é possível emitir o documento em unidades do SUS credenciadas e redes de clínicas particulares devidamente autorizadas.

3. Os Cosvs também vacinam?

Não. O órgão apenas emite o certificado.

4. Sou portador de outras profilaxias.

Em relação ao Brasil, é exigido atualmente apenas o atestado contra febre amarela por conta de notícias de surto dessa doença no país.

5. Quanto pago pelo CIVP?

Não há custos, o atestado é emitido de forma gratuita.

6. Uma outra pessoa pode pode solicitar meu atestado de vacina contra febre amarela para mim?

Impossível. Trata-se de documento internacional. Portanto, o Cosv precisa reconhecer a igualdade de assinaturas no CIVP e no passaporte.

7. A vacina contra febre amarela me faz mal.

Quando a vacina não é indicada por algum motivo, o viajante deve requerer atestado de isenção de vacinação.

Qualquer médico pode emiti-lo (rubricando e carimbando) a partir do modelo de atestado de isenção.

8. Tomei a vacina há anos

A vacina contra febre amarela, especificamente, tem validade para toda a vida, se você tomou corretamente as duas doses.

Neste caso, pode-se apresentar o cartão de controle de vacinação. Lembre-se de que é necessário comprovar a vacinação.

9. Meu filho também precisa do CIVP?

Sim. Qualquer brasileiro entre seis meses e 60 anoas de vida precisa do documento para entrar nos países que exigem comprovação de vacina contra febre amarela.

VACINA-CRIANCA-300x169 Sem categoria  Países que exigem vacina contra febre amarela

Cuide bem da sua família! Crianças com mais de seis meses de vida já podem ser vacinadas contra febre amarela.

Entretanto, não é necessário presença de menores de 18 anos no Cosv, desde que a solicitação do CIVP seja feita por pais ou responsáveis.

10. Quais documentos devo apresentar?

Para emissão do CIVP, é necessário portar qualquer documento original que tenha foto (RG, passaporte, CNH etc.); para menores, Certidão de Nascimento juntamente com a documentação dos pais.

Além disso, é preciso também apresentar o cartão de controle de vacinação que demonstre, no caso, aplicação de vacina contra febre amarela ou o atestado médico de isenção de vacinação.

11. Perdi meu CIVP.

Vá à unidade de saúde em que tomou a vacina contra febre amarela e solicite a segunda via. Depois, dirija-se ao Cosv para emissão gratuita do segundo atestado.

12. Não estou no Brasil e vou para um país exigente.

Procure o Consulado no país em que está. Você vai receber orientação adequada.

Vai precisar apresentar documentos pessoais com foto e o cartão de controle de vacinação em que conste vacina contra febre amarela.

Lista de países que requisitam a vacina contra febre amarela:

Alguns amigos e clientes da Porto Vistos estranham que os EUA e a maioria dos países europeus não exijam o atestado de vacinação contra febre amarela.

Isso se dá porque a população de lá está praticamente imune e, portanto, não são necessários cuidados maiores.

LISTA-VACINA Sem categoria  Países que exigem vacina contra febre amarela

Antes de uma viagem internacional, confira a lista de países que exigem comprovação de vacina para febre amarela.

Já os países da África e muitos da Ásia exigem o atestado porque há casos da doença e possibilidade de surtos em seus próprios territórios.

Neste caso, a vacinação é proteção mais para o viajante que propriamente para o país.

Os países que exigem o atestado estão separados em dois grupos: o dos que requerem o documento de qualquer viajante e o dos que requerem apenas no caso do viajante ter iniciado viagem em território propenso a surtos.

Abaixo, listamos todos os países que requerem o atestado. Os que exigem atestado de qualquer viajante estão marcados com asteriscos (*).

Afeganistão – África do Sul – Albânia – Antígua e Barbuda – Angola* – Anguilla – Antilhas Holandesas – Arábia Saudita – Argélia – Austrália – Bahamas – Bangladesh – Bahrain – Barbados – Belize – Benin – Bolívia – Botsuana – Brunei – Burkina Fasso – Burundi* – Butão – Cabo Verde – Camboja – Camarões – Cazaquistão – Cingapura – Chade – China – Colômbia – Congo* – Coreia do Sul – Costa Rica – Costa do Marfim* – Djibouti – Dominica – Egito – Equador – Eritreia – El Salvador – Etiópia – Fiji – Filipinas – Gabão* – Gâmbia – Gana* – Guiné Equatorial – Granada – Guadalupe – Guatemala – Guiana Francesa* – Guiné – Guiné-Bissau* – Haiti – Honduras – Iêmen – Ilhas Maurício – Ilhas Reunião – Ilhas Salomão – Ilhas Seychelles

Índia* – Indonésia – Irã – Iraque – Jamaica – Jordânia – Kiribati – Laos – Lesoto – Líbano – Libéria* – Líbia – Madagáscar – Malaui – Malásia – Maldivas – Mali* – Malta – Martinica – Mauritânia – México – Mianmar – Moçambique – Montserrat – Namíbia – Nauru – Nepal – Nova Caledônia – Nicarágua – Níger* – Nigéria – Omã – Panamá – Papua-Nova Guiné – Paquistão – Paraguai – Quênia – Quirguistão – República Centro-Africana* – República Democrática do Congo* – Ruanda – São Cristóvão e Nevis – São Vicente e Granadinas – Saint-Barth – Saint Helena – Saint Martin – Samoa – Santa Lúcia – São Tomé e Príncipe – Senegal – Serra Leoa* – Somália – Sri Lanka – Sudão – Suazilândia – Suriname* – Tailândia – Tanzânia – Timor Leste – Togo* – Trinidad e Tobago – Tunísia -Uganda – Venezuela – Vietnã – Zâmbia – Zimbábue

Se preferir, você também pode consultar o seu destino e verificar se há exigências impostas para entrada referente a vacinação.

O Brasil é seguro em relação a febre amarela?

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa garante que o surto de febre amarela não causa alteração no status internacional do Brasil.

Os riscos sanitários são praticamente inexistentes perante acordos feitos com a Organização Mundial da Saúde – OMS.

AGENCIA-NACIONAL-DE-VIGILANCIA-SANITARIA Sem categoria  Países que exigem vacina contra febre amarela

A ANVISA é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária que é uma agência vinculada ao Ministério da Saúde e tem como objetivo controlar a área sanitária de serviços e produtos.

A agência informa ainda que os casos estão limitados aos estados do Sudeste do país e à Bahia.

O Brasil já tinha casos esporádicos registrados; portanto, não há restrições preocupantes em relação ao Regulamento Sanitário Internacional.

Se você tiver alguma dúvida, entre em contato com a Porto Vistos. Fique bem informado e faça um orçamento para retirada do visto.

Boa viagem!