14 maio Estou desempregado. Posso tirar visto canadense?
O Canadá ocupa a 12ª posição no Índice de Desenvolvimento Humano mundial, segundo ranking da Organização das Nações Unidas (ONU), de 2018. Seu desenvolvimento e qualidade de vida são o sonho de muitos brasileiros, mas para ingressar ao país é preciso ser aprovado pela imigração. E o primeiro passo para essa aprovação é a concessão do visto canadense.
Buscando uma oportunidade, seja para viagem de turismo, para realizar curso ou até para morar no país, alguns brasileiros se desligam de seus empregos ou aproveitam suas verbas rescisórias após uma demissão para ingressar com pedido de visto canadense e buscar uma oportunidade. Mas você sabe se o Canadá concede visto a desempregados? Continue acompanhando nosso artigo que vamos explicar tudo por aqui.
Como obter visto canadense
O processo para o visto canadense é semelhante ao visto americano. O solicitante faz a requisição com os dados e informações solicitadas pelo país e posteriormente, se tudo estiver certo nessa primeira etapa, passa por uma entrevista no Consulado ou Embaixada do país que pretende ingressar.
Os dados informados devem estar corretos e serem verdadeiros. Caso exista alguma inconformidade, seu visto canadense será negado. Para evitar esse transtorno, você pode contar com a assessoria para visto canadense da Porto Vistos. Nós preenchemos todos os formulários e enviamos todas as informações com base em dados fornecidos por você.
As principais informações solicitadas pela imigração são o objetivo da sua viagem (turismo, negócios, escala no país, estudos, entre outros), seus vínculos com o país de origem (a fim de garantir que você deixará o Canadá quando terminar o prazo do seu visto) e suas condições financeiras para se manter no país.
São esses dois últimos itens que causam dúvidas e apreensão em brasileiros desempregados que solicitam visto canadense. De fato, há um grande número de vistos negados em razão de desemprego do solicitante, mas essa negativa não se baseia apenas nesse critério e os desempregados podem, sim, obter visto canadense.
Visto canadense para desempregados
A negativa de visto para desempregados acontece, normalmente por dois motivos: o solicitante não consegue comprovar vínculos que garantam que ele retornará ao país; e/ou o solicitante não comprovou que tem condições financeiras para se manter no Canadá pelo período solicitado.
O vínculo de emprego é considerado um bom indicador de que o turista retornará ao Brasil após sua estadia, mas há outras maneiras de comprovar sua boa fé. Algumas delas são:
- Comprovar que você possui bens no Brasil (imóvel, carro etc);
- Mostrar que você está utilizando suas verbas rescisórias (ou economias pessoais) para realizar um curso de aperfeiçoamento profissional (pode ser um curso de idioma ou em alguma área relacionada com a sua profissão);
- Provar que você possui família no Brasil e deseja viver junto com a família por aqui.
Essas são apenas algumas – mas não as únicas – das comprovações que você pode utilizar para mostrar sua intenção de ficar no Canadá apenas durante o período permitido.
Isenção de visto canadense
Há, ainda, a possibilidade de ingressar no país sem passar por todo esse processo. O Canadá disponibiliza para os brasileiros o e-TA, Autorização Eletrônica de Viagem. É um tipo especial de autorização concedida apenas para turismo no país. O e-TA pode ser solicitado por brasileiros que possuam visto americano de não imigrante válido ou que tenham visto canadense aprovado nos últimos dez anos.
Essa nova modalidade de visto passou a valer em 2017 e nós explicamos tudo neste artigo.
O Canadá concede, sim, visto para desempregados. Para isso, é preciso comprovar que você não pretende permanecer ilegalmente no país. Conte com a Porto Vistos para auxiliar você no processo de solicitação de visto canadense. Nós cuidamos de toda a burocracia e orientamos você ao longo de todo o processo, esclarecendo dúvidas e instruindo sobre todas as etapas. Entre em contato conosco agora mesmo e veja como podemos ajudá-lo.