Dicas para quem deseja estudar no Canadá

estudantes em colação de grau da graduação

Dicas para quem deseja estudar no Canadá

O Canadá é o destino preferido dos brasileiros há 13 anos para realizar programas de intercâmbio. A informação é da Pesquisa Selo Belta 2018, realizada pela Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio (Belta).

São muitos motivos que levam o Canadá a ser a escolha de muitos intercambistas. Apenas para listar alguns:

  • O Canadá figura entre os 15 países com o maior IDH mundial;
  • A moeda é mais barata em relação a maioria dos outros países que falam inglês;
  • As belíssimas paisagens do país convivem em harmonia com a modernidade das grandes cidades;
  • Além do inglês, é possível estudar francês, o idioma oficial da província de Quebec;
  • Três Universidades canadenses estão entre as 50 melhores do mundo, segundo o ranking da Times Higher Education (THE),  revista inglesa que publica notícias e artigos referentes à educação superior, afiliada ao jornal The Times;
  • O país é seguro e há ótima receptividade de estrangeiros, em especial na capital Toronto, em que cerca de 40% dos moradores são estrangeiros.

Além de todos o itens citados acima, em 2017, o Canadá facilitou a entrada de brasileiros, através do e-TA, a autorização eletrônica de viagem. Então, se você pretende estudar no Canadá, continue a leitura e veja as dicas que separamos.

Tenha um objetivo

O primeiro passo para quem está planejando realizar um intercâmbio no Canadá é saber o que quer fazer por lá. O que você quer aprender? Inglês, francês, graduação, pós-graduação, especialização? Enfim, há diversas possibilidades. De acordo com a que você optar, precisa escolher, ainda, a região que irá escolher. Toronto, Quebec, Vancouver e muita outras opções esperam por você.

retrato de estudante com livros nas mãos

Pesquise

Há dezenas de opções de cursos de graduação e pós-graduação em diversas universidades. Muitas delas, inclusive, têm parceria com o Brasil.

Você também pode optar por cursos equivalentes aos cursos técnicos do Brasil, chamados de programas Técnicos Vocacionais, os Colleges. Esses cursos possuem de um a quatro anos de duração (de acordo com o curso escolhido) e são voltados para especialização profissional.

Pesquise o que mais se encaixa com o que você está buscando e vá atrás das instituições que oferecem o que você quer.

Tire o seu visto canadense

Para estudar no Canadá, é necessário obter o visto canadense. A maneira mais fácil de solicitá-lo é com a assessoria da Porto Vistos. Você vai estar muito ocupado e envolvido com tudo que precisa preparar para a viagem. Então, não quer ter mais essa tarefa para se preocupar, certo? Com base em informações prestadas por você, nossa equipe especializada realiza todo o processo burocrático para a solicitação do seu visto. Assim, você tem mais tempo para cuidar da sua viagem e as chances de ter seu visto negado são as menores possíveis. Isso porque nós temos experiência com solicitação de visto e garantimos que não haverá nenhum erro no preenchimento de formulários ou envio de documentos.

prédio histórico em campus de universidade candense

Certificado de proficiência

Se você pretende cursar a graduação ou pós-graduação no Canadá, é provável que seja exigido um certificado de proficiência na língua local – inglês ou francês. São aceitos os exames obtidos pelo TOEFL (inglês norte-americano), pelo IELTS, (inglês britânico) e o TEF (francês).

Esses certificados têm período de validade, então fique atento para não perder o prazo. Também é importante realizar a prova com antecedência em relação à sua viagem, pois mesmo depois de aprovado, o certificado pode demorar algumas semanas ou até meses para ser entregue.

Com essas dicas, você já pode começar a planejar sua viagem para estudar no Canadá. Aproveite e tire todas as suas dúvidas entrando em contato conosco.