Como obter visto canadense

bandeira do Canadá nas montanhas

Como obter visto canadense

Na hora de planejar sua viagem, seja para turismo ou para realizar um intercâmbio, é preciso observar com atenção tudo que você precisa para chegar até o país que deseja. Se o seu destino é o Canadá, uma das primeiras coisas que deve fazer, é solicitar o visto canadense.

O processo de obtenção do visto é composto de algumas etapas e você deve optar pelo tipo de visto adequado para a sua viagem. Os principais são: turista (residente temporário), permissão para trabalho ou permissão para estudo.

Visto canadense eTA

Em 2017, o Canadá alterou suas regras para emissão de visto. Dentre as mudanças, está a facilitação para entrada de brasileiros no país. A lei definiu que turistas que tiverem o visto americano de não imigrante válido ou aqueles que obtiveram o visto canadense nos últimos 10 anos podem solicitar o eTA (Electronic Travel Authorization, autorização eletrônica de viagem, na tradução livre).

A autorização permite que turistas realizem viagens de até 6 meses para o Canadá. O eTA é válido por 5 anos e somente para quem entrar no país por vias aéreas. Com ela, você também pode fazer escalas no Canadá quando estiver em trânsito para outros países.

Se você se enquadra nas condições para obter esse tipo de visto, entre em contato com a Porto Vistos para auxiliarmos você nesse processo.


Parcele taxa consular e serviço Porto Vistos


castelo ponto turístico canadense

Novas regras para obter o visto canadense

Se você não é elegível para obter o eTA, deve solicitar o visto canadense padrão (Temporary Resident Visa). O Canadá passou a solicitar, neste ano, os dados biométricos dos brasileiros que desejam obter visto para turismo, estudo, trabalho ou residência permanente.

A medida não vale apenas para os brasileiros. Quem parte da Europa, Oriente Médio ou África já vinha passando pelo processo, que está sendo implantado gradativamente pelo Canadá.

Turistas que obtiverem o eTA ficam dispensados da necessidade de biometria.

O governo canadense garante que o novo modelo irá facilitar o processo de obtenção de visto para viajantes considerados ‘de baixo risco’.

Biometria para tirar visto canadense

Todas as pessoas com idade entre 14 e 79 anos que solicitarem o visto canadense devem fornecer as informações biométricas. Somente estão dispensados da obrigatoriedade os requerentes de asilo e aqueles que possuem o visto válido, pois a medida é somente para novos pedidos ou renovações de visto.

Para quem reside em Porto Alegre ou em regiões próximas, o governo canadense inaugurou um Centro de Solicitação de Vistos (cVAC) na capital gaúcha.

É neste local que você irá fornecer seus dados biométricos. O cVAC Porto Alegre fica na Rua Dom Pedro II, 367, 3º andar, conjunto 301, bairro São João.

mulher sorrindo em frente à bandeira canadense

Como obter visto para o Canadá

Agora que você já está por dentro das mudanças para obter o visto canadense, saiba como funciona o processo.

Você precisa reunir os documentos necessários (formulários, fotos, passaporte etc), pagar as taxas do VAC e de Processamento de Visto e recolher os dados biométricos.

Assim como no processo de solicitação do visto americano, para o visto canadense é necessário ter muita atenção e realizar todas as etapas corretamente.

Um simples erro de preenchimento de um formulário, por exemplo, pode custar todo o seu processo de visto.

Por isso, conte com a empresa de vistos mais recomendada do Brasil, conte com a Porto Vistos. Nós encaminhamos toda sua documentação e realizamos todos os trâmites necessários para a solicitação do visto canadense.

Você precisa apenas estar atento às nossas orientações e comparecer no cVAC na data e horário agendados para a coleta dos dados biométricos. Será feita a sua digitalização facial (sem óculos) e recolhimento das impressões digitais.

As informações biométricas são válidas por 10 anos e o cumprimento de todas as etapas corretamente é essencial para a aprovação no processo.

Fale agora mesmo com a Porto Vistos e solicite assessoria para o seu visto canadense.

¹ Nota de esclarecimento: os procedimentos e regras sofrem constante alterações. O conteúdo desta página pode estar desatualizado. Favor confirmar informações por telefone ou e-mail.