EUA poderá solicitar histórico de redes sociais para aprovar visto. Verdade ou mito?

EUA poderá solicitar histórico de redes sociais para aprovar visto

EUA poderá solicitar histórico de redes sociais para aprovar visto. Verdade ou mito?

Verdade! Governo dos Estados Unidos passará a exigir o histórico de uso de redes sociais para aprovação de visto

O governo dos Estados Unidos passará a exigir o histórico de uso de redes sociais usadas nos últimos cinco anos para quem precisa do visto para entrar no país.

A ideia é fazer com que estrangeiros forneçam seus endereços de Facebook, Twitter, Instagram, Youtube, entre outros, durante entrevista no Consulado, bem como o preenchimento do formulário para pedido do visto americano.

Apesar da nova decisão ser considerada invasiva para alguns, as autoridades afirmam que essa medida será tomada apenas se for constatado que essas informações são necessárias para confirmar a identidade da pessoa ou eliminar suspeitas de envolvimento com algum tipo de grupo terrorista.

Além do histórico das redes sociais, que poderá ser exigido no formulário de solicitação do visto, também serão pedidas outras informações pessoais, de até 15 anos atrás, e-mails, telefones, números de passaportes usados anteriormente, endereço e até históricos de empregos e viagens anteriores.


Parcele taxa consular e serviço Porto Vistos


No novo formulário também serão feitas perguntas sobre violações anteriores, histórico de familiares que podem estar envolvidos com terroristas ou histórico de imigração.

Segurança para o país

A nova regra foi criada para ajudar as autoridades americanas a detectar e impedir a entrada de estrangeiros, que podem estar de ligados a grupos de terrorismo no país.

De acordo com os federais, dessa forma poderiam ser evitados ataques terroristas e outras atividades criminosas, pois serão detectados e armazenados dados antigos e pessoais de cada individuo que pode vir à tona e apontar algum tipo de atividade suspeita.

Por conta disso, a mudança está sendo encarada como uma ‘segurança nacional’ para os Estados Unidos.

Essa decisão afeta a liberdade de expressão?

EUA poderá solicitar histórico de redes sociais para aprovar visto

Alguns grupos de ativistas pelos direitos civis afirmam que tal decisão é uma invasão de privacidade e pode prejudicar a liberdade de expressão.

Desse modo o usuário das redes sociais estaria sempre “preso” e com medo de falar algo que possa ser mal interpretado ou entendido por uma autoridade do governo.

Além da invasão de privacidade, para os ativistas o conceito de atividades terroristas é vago e puramente político, e por essa razão pode ser usado como forma de discriminação de imigrantes na entrada no país governado pelo presidente Donald Trump.

Apesar das inúmeras críticas, a decisão promete aumentar a segurança no país que já é tão visado para grupos terroristas como Al-Qaeda, Ells, Talibã, entre outros.

Como solicitar meu visto?

EUA poderá solicitar histórico de redes sociais para aprovar seu visto

Mesmo sem data para a nova regra entrar em vigor, atualmente, independente do motivo da visita aos Estados Unidos, a retirada do visto já é um pouco mais burocrática.

Para iniciar o pedido do visto, é necessário entrar com a solicitação junto ao Consulado americano.

Um processo feito sozinho implica no preenchimento da DS-160 toda em inglês, pagamento das taxas, agendamento e organização de todos os documentos necessários para a entrevista.

Mas com a assessoria da Porto Vistos, que possui uma equipe competente e com qualidade no atendimento para te ajudar nesse momento tão importante, a burocracia deixa de ser um problema para você.

Clique aqui e nós teremos o maior prazer em ajudá-lo.

¹ Nota de esclarecimento: os procedimentos e regras sofrem constante alterações. O conteúdo desta página pode estar desatualizado. Favor confirmar informações por telefone ou e-mail.



[contact-form-7 id = “28347” title = “Visto Tripulante C1D”]

[contact-form-7 id=”28351″ title=”VISTO PARA NEGÓCIOS NOS ESTADOS UNIDOS – F1″]

[contact-form-7 id=”28355″ title=”VISTO DE TRABALHO NOS EUA – H”]

[contact-form-7 id=”28358″ title=”PASSAPORTE BRASILEIRO”]

[contact-form-7 id=”28361″ title=”PASSAGEM AÉREA”]

[contact-form-7 id=”28364″ title=”RESERVA DE HOTEL”]

[contact-form-7 id=”28368″ title=”SEGURO VIAGEM”]

[contact-form-7 id=”28371″ title=”PACOTES TURÍSTICOS”]