Permissão Internacional para Dirigir: quando preciso solicitar?

homem dirigindo com mãos no volante de um carro

Permissão Internacional para Dirigir: quando preciso solicitar?

Quando você viaja para o exterior ou se muda para outro país e pretende dirigir, é necessário levar a Permissão Internacional para Dirigir (PID). Ela é exigida em alguns países e cada local tem suas próprias regras.

Por isso preparamos esse artigo, explicando como você deve fazer para obter a PID em alguns dos principais destinos dos brasileiros.

PID nos Estados Unidos

Como nos Estados Unidos cada Estado tem suas próprias leis, alguns exigem o PID outros não. Alguns territórios requerem apenas uma permissão para dirigir válida, que no caso dos brasileiros é a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Para saber se no(s) seu(s) destino(s) é exigida ou não a PID, basta acessar o site do Departamento de Trânsito do Estado que você irá visitar e verificar a informação. Aconselhamos, ainda, que você observe neste mesmo site as regras de trânsito locais, que podem ser diferentes nos estados. Mesmo nos territórios que não é obrigatória a PID, ela pode ser utilizada.

mulher dirigindo carro conversível


Parcele taxa consular e serviço Porto Vistos


Se você for parado em uma blitz, será muito mais simples para o fiscal de trânsito verificar sua situação com a sua PID. Se você portar apenas a CNH, pode ser que tenha que ir até o Departamento de Trânsito prestar esclarecimentos.

PID no Canadá

As regras para estrangeiros dirigirem no Canadá variam de acordo com a província e com o tipo de visto utilizado. Durante os primeiros 90 dias de estadia no país, basta estar com a CNH válida em mãos. Depois desse prazo, cada província estabelece suas regras.

Na província de Ontário, após 90 dias é necessário apresentar a PID. Já em Québec, a CNH é válida por 180 dias, e só então é obrigatória a PID.

Aqueles que visitam a British Columbia podem trafegar com a CNH por até 180 dias. Depois disso, é necessário obter a Carteira de Motorista Internacional. Estudantes em tempo integral de instituições reconhecidas pelo governo podem circular apenas com a CNH pelo tempo de duração do visto.

casal dirigindo no fim da tarde

Para os turistas que têm como destino a província de Manitoba, a CNH é válida por 90 dias. Após esse período é preciso solicitar a carteira de habilitação local, a Driver’s License Learning. Ela tem validade de 9 meses e deve ser utilizada por um portador da carteira Full Time. Depois desse tempo, o turista poderá solicitar a habilitação local, obtida após a aprovação em exame teórico e prático.

PID na China

A China é um dos países mais exigentes para os motoristas estrangeiros. O país não aceita carteiras de habilitação de outros países, nem mesmo a PID. Se você pretende dirigir por lá, deve apresentar sua CNH válida e aplicar para o exame do país.

Para realizar o exame e obter sua Chinese Driver License, você deve levar o passaporte original e uma cópia, cópia da CNH, 8 fotos coloridas modelo de passaporte, seu nome chinês e sua altura. Após pagar a taxa, você realiza um teste com 100 questões em que deve acertar pelo menos 90. É possível realizar o teste em inglês, mas a tradução nem sempre é muito boa, o que faz com que algumas questões pareçam sem sentido.

Se você passar no teste, recebe sua carteira de habilitação chinesa em até 20 dias úteis.

homem dirigindo durante o dia

PID na Austrália

As leis para estrangeiros dirigirem na Austrália variam de acordo com o estado. Há regiões que é permitido trafegar apenas com a PID e em outros você deve portar a CNH traduzida para o inglês. A tradução deve ser feita por um profissional credenciado à NAATI (National Accreditation Authority for Translators and Interpreters).

A idade mínima para dirigir no país varia de 16 a 18 anos, de acordo com cada estado.

Como obter a PID no Brasil

Se você vai viajar e pretende dirigir no seu destino, recomendamos que você tenha a PID, mesmo que não seja obrigatório no país que você vai. A PID é reconhecida internacionalmente e traduzida para facilitar a checagem de informações pelos órgãos responsáveis. Por isso, mesmo que não seja obrigatório, é altamente recomendável que você viaje com ela.

A PID é emitida pelo Detran e o preço varia entre os Estados. O prazo de validade da PID é de 3 anos após a emissão ou até a data de expiração da CNH, o que ocorrer primeiro.

A PID pode ser solicitada por qualquer condutor, desde que não esteja com a CNH suspensa ou cassada e nem tenha sido condenado por crime de trânsito ou por determinação judicial.

Está planejando sua próxima viagem? Conte com a assessoria da Porto Vistos para solicitar seu passaporte e visto, além de auxiliar você em todas as etapas do processo.

¹ Nota de esclarecimento: os procedimentos e regras sofrem constante alterações. O conteúdo desta página pode estar desatualizado. Favor confirmar informações por telefone ou e-mail.