Quer trabalhar nos EUA? Saiba como funciona o Visto H1-B

Quer trabalhar nos EUA Saiba como funciona o Visto H1-B

Quer trabalhar nos EUA? Saiba como funciona o Visto H1-B

Solicitado pela empresa contratante, o visto permite que profissionais estrangeiros trabalhem legalmente nos EUA.

Morar nos Estados Unidos é o sonho de muita gente, mas conseguir permissão para trabalhar lá não é um processo simples.

Mesmo que o país ofereça uma infinidade de oportunidades, não basta apenas ser aprovado em um processo seletivo, também é necessário possuir um visto especial chamado H-1B.

O que é o Visto H-1B?

saiba tudo sobre o Visto h1-b

O H1-B é considerado um visto de trabalho, mas na verdade ele é um visto de intenção dupla já que, mesmo sendo um visto de não imigrante, que pressupõe a volta do trabalhador ao seu país de origem, ele possibilita que seu portador entre com um processo para conseguir o tão desejado “green Card”.


Parcele taxa consular e serviço Porto Vistos


Através dele, é permitido às empresas americanas contratarem trabalhadores estrangeiros especializados para vagas disponíveis em áreas que exijam conhecimento técnico ou teórico específico, como medicina, engenharia, ensino e, principalmente, tecnologia, uma das áreas que mais crescem.

Dessa forma, esse visto é destinado especialmente para profissionais qualificados, o que pode ser comprovado através de diploma ou apresentando experiência de trabalho equivalente a um bacharel.

Nesse caso, para uma pessoa não diplomada, cada três anos de trabalho equivalem a um ano de estudo universitário.

Como dar início ao processo para conseguir o Visto H1-B?

Ao contrário da maioria dos vistos, no H1-B não é o interessado que deve fazer a solicitação e sim a empresa que pretende contratá-lo.

Para isso, ela deverá seguir um protocolo bastante rígido para comprovar que a contratação daquele colaborador é realmente necessária.

Isso acontece porque o governo Americano parte do princípio que, se a empresa ofereceu o emprego para um profissional estrangeiro, é porque não existe um trabalhador legal na região que possa exercer aquela função da maneira que a empresa exige.

Dessa forma, a empresa precisa publicar a vaga descrevendo todos os skills necessários para o candidato e, se nenhum se apresentar, ela poderá comprovar para o governo Americano que precisa contratar um profissional estrangeiro que preencha os requisitos da vaga.

Para que nenhum trabalhador americano seja prejudicado, esta carência de profissionais capacitados no local da vaga é comprovada através de um processo chamado Labor Certification (LCA), responsável por examinar a oferta de emprego nos mercados determinados, exatamente para certificar a falta de um morador com as habilidades exigidas naquela região.

Labor Certification h1-b

A aplicação do visto deve começar pelos empregadores 6 meses antes da data inicial de vigência oficial, que segue um calendário divulgado uma vez por ano pelas autoridades de imigração dos EUA.

Como as vagas, assim que o prazo é iniciado, são rapidamente preenchidas,  é preciso que a empresa seja ágil no pedido do visto e já tenha todos os documentos exigidos em mãos.

Quanto tempo leva para conseguir o Visto H1-B?

O visto H1-B leva de 30 a 120 dias para ser aprovado, mas pagando uma taxa de U$1.000,00 (mil dólares) adicionais, que faz parte de um processo chamado “Premium”, a definição é acelerada e sai em apenas 15 dias.

O Visto sendo concedido, o portador pode começar a trabalhar no dia 1 de outubro do ano em que a petição foi aprovada, ou depois dessa data.

Por quanto tempo vale o Visto H1-B?

aeroporto viagem a trabalho com visto h1-b

Photo by Anete Lūsiņa on Unsplash

O Visto H-1B tem validade inicial de apenas três anos, mas pode ser renovado uma vez, dobrando o tempo de permanência.

No entanto, caso o portador queira obter o “green card” ou residir permanentemente nos EUA, a própria contratante pode fazer a solicitação de um visto de imigrante.

Enquanto este pedido estiver pendente, o visto H1-B poderá ser renovado todos os anos até a decisão final, mesmo que ele já tenha excedido o prazo máximo de 6 anos.

Se a empresa não fizer o pedido do “green card”, o portador do visto H1-B, após os 6 anos, deverá voltar para o seu país de origem e esperar ao menos um ano se quiser retornar aos EUA usando o mesmo visto.

O Visto H1-B serve também para a família do portador?

familiares podem acompanhar quem possui visto h1-b

Os parceiros em união estável e as crianças menores de 21 anos podem SIM acompanhar o portador do H1-B, através de uma solicitação diferente chamada H-4.

Esse visto não autoriza que os familiares trabalhem, mas permite morar e estudar legalmente nos EUA, pagando inclusive, após um ano de residência, o mesmo valor que os cidadãos americanos nas faculdades estaduais.

Ficou com alguma dúvida sobre o Visto H1-B?

Entre em contato conosco e nós ajudaremos você!

¹ Nota de esclarecimento: os procedimentos e regras sofrem constante alterações. O conteúdo desta página pode estar desatualizado. Favor confirmar informações por telefone ou e-mail.



[contact-form-7 id = “28347” title = “Visto Tripulante C1D”]

[contact-form-7 id=”28351″ title=”VISTO PARA NEGÓCIOS NOS ESTADOS UNIDOS – F1″]

[contact-form-7 id=”28355″ title=”VISTO DE TRABALHO NOS EUA – H”]

[contact-form-7 id=”28358″ title=”PASSAPORTE BRASILEIRO”]

[contact-form-7 id=”28361″ title=”PASSAGEM AÉREA”]

[contact-form-7 id=”28364″ title=”RESERVA DE HOTEL”]

[contact-form-7 id=”28368″ title=”SEGURO VIAGEM”]

[contact-form-7 id=”28371″ title=”PACOTES TURÍSTICOS”]