29 mar Países que exigem vacina contra febre amarela
Ao se preparar para uma viagem é necessário atenção a uma série de pontos para que tudo corra bem e um dele é a lista de países que exigem vacina contra febre amarela.
Saúde é uma questão de suma importância para todos nós e a atenção deve ser redobrada quando se trata de viagens internacionais, pois cada país, devido a fatores geográficos, políticos e sociais, tem rotinas diferentes em relação a saúde da população.
Fique atento e não deixe passar nenhum documento importante para sua viagem internacional.Uma das doenças que está na lista da vacinação obrigatória para sair do Brasil é a febre amarela.
E devido ao aumento de casos torna imprescindível atestado de vacinação de brasileiros e de viajantes que tenham permanecido por aqui por mais de doze horas.
A Porto Vistos identificou muitas dúvidas de seus clientes e para tranquilizar a todos e orientar quem precisa viajar, listamos essas dúvidas abaixo.
Dúvidas frequente sobre a vacina contra febre amarela
1. O que é CIVP?
A sigla significa: “Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia”.
Trata-se de um documento que comprova que o viajante foi vacinado contra muitas doenças, especialmente se recebeu a vacina contra febre amarela.
2. Onde posso solicitar a CIVP?
Você receberá toda a orientação necessária nas unidades do Centro de Orientação para Saúde do Viajante – Cosv.
Esse é um órgão da Anvisa para serviços credenciados de orientação aos viajantes sobre cuidados com a saúde. Veja aqui a lista.
E ainda é possível emitir o documento em unidades do SUS credenciadas e redes de clínicas particulares devidamente autorizadas.
3. Os Cosvs também vacinam?
Não. O órgão apenas emite o certificado.
4. Sou portador de outras profilaxias.
Em relação ao Brasil, é exigido atualmente apenas o atestado contra febre amarela por conta de notícias de surto dessa doença no país.
5. Quanto pago pelo CIVP?
Não há custos, o atestado é emitido de forma gratuita.
6. Uma outra pessoa pode pode solicitar meu atestado de vacina contra febre amarela para mim?
Impossível. Trata-se de documento internacional. Portanto, o Cosv precisa reconhecer a igualdade de assinaturas no CIVP e no passaporte.
7. A vacina contra febre amarela me faz mal.
Quando a vacina não é indicada por algum motivo, o viajante deve requerer atestado de isenção de vacinação.
Qualquer médico pode emiti-lo (rubricando e carimbando) a partir do modelo de atestado de isenção.
8. Tomei a vacina há anos
A vacina contra febre amarela, especificamente, tem validade para toda a vida, se você tomou corretamente as duas doses.
Neste caso, pode-se apresentar o cartão de controle de vacinação. Lembre-se de que é necessário comprovar a vacinação.
9. Meu filho também precisa do CIVP?
Sim. Qualquer brasileiro entre seis meses e 60 anoas de vida precisa do documento para entrar nos países que exigem comprovação de vacina contra febre amarela.
Entretanto, não é necessário presença de menores de 18 anos no Cosv, desde que a solicitação do CIVP seja feita por pais ou responsáveis.
10. Quais documentos devo apresentar?
Para emissão do CIVP, é necessário portar qualquer documento original que tenha foto (RG, passaporte, CNH etc.); para menores, Certidão de Nascimento juntamente com a documentação dos pais.
Além disso, é preciso também apresentar o cartão de controle de vacinação que demonstre, no caso, aplicação de vacina contra febre amarela ou o atestado médico de isenção de vacinação.
11. Perdi meu CIVP.
Vá à unidade de saúde em que tomou a vacina contra febre amarela e solicite a segunda via. Depois, dirija-se ao Cosv para emissão gratuita do segundo atestado.
12. Não estou no Brasil e vou para um país exigente.
Procure o Consulado no país em que está. Você vai receber orientação adequada.
Vai precisar apresentar documentos pessoais com foto e o cartão de controle de vacinação em que conste vacina contra febre amarela.
Lista de países que requisitam a vacina contra febre amarela:
Alguns amigos e clientes da Porto Vistos estranham que os EUA e a maioria dos países europeus não exijam o atestado de vacinação contra febre amarela.
Isso se dá porque a população de lá está praticamente imune e, portanto, não são necessários cuidados maiores.
Antes de uma viagem internacional, confira a lista de países que exigem comprovação de vacina para febre amarela.Antes de uma viagem internacional, confira a lista de países que exigem comprovação de vacina para febre amarela.
Já os países da África e muitos da Ásia exigem o atestado porque há casos da doença e possibilidade de surtos em seus próprios territórios.
Neste caso, a vacinação é proteção mais para o viajante que propriamente para o país.
Os países que exigem o atestado estão separados em dois grupos: o dos que requerem o documento de qualquer viajante e o dos que requerem apenas no caso do viajante ter iniciado viagem em território propenso a surtos.
Abaixo, listamos todos os países que requerem o atestado. Os que exigem atestado de qualquer viajante estão marcados com asteriscos (*).
Afeganistão – África do Sul – Albânia – Antígua e Barbuda – Angola* – Anguilla – Antilhas Holandesas – Arábia Saudita – Argélia – Austrália – Bahamas – Bangladesh – Bahrain – Barbados – Belize – Benin – Bolívia – Botsuana – Brunei – Burkina Fasso – Burundi* – Butão – Cabo Verde – Camboja – Camarões – Cazaquistão – Cingapura – Chade – China – Colômbia – Congo* – Coreia do Sul – Costa Rica – Costa do Marfim* – Djibouti – Dominica – Egito – Equador – Eritreia – El Salvador – Etiópia – Fiji – Filipinas – Gabão* – Gâmbia – Gana* – Guiné Equatorial – Granada – Guadalupe – Guatemala – Guiana Francesa* – Guiné – Guiné-Bissau* – Haiti – Honduras – Iêmen – Ilhas Maurício – Ilhas Reunião – Ilhas Salomão – Ilhas Seychelles
Índia* – Indonésia – Irã – Iraque – Jamaica – Jordânia – Kiribati – Laos – Lesoto – Líbano – Libéria* – Líbia – Madagáscar – Malaui – Malásia – Maldivas – Mali* – Malta – Martinica – Mauritânia – México – Mianmar – Moçambique – Montserrat – Namíbia – Nauru – Nepal – Nova Caledônia – Nicarágua – Níger* – Nigéria – Omã – Panamá – Papua-Nova Guiné – Paquistão – Paraguai – Quênia – Quirguistão – República Centro-Africana* – República Democrática do Congo* – Ruanda – São Cristóvão e Nevis – São Vicente e Granadinas – Saint-Barth – Saint Helena – Saint Martin – Samoa – Santa Lúcia – São Tomé e Príncipe – Senegal – Serra Leoa* – Somália – Sri Lanka – Sudão – Suazilândia – Suriname* – Tailândia – Tanzânia – Timor Leste – Togo* – Trinidad e Tobago – Tunísia -Uganda – Venezuela – Vietnã – Zâmbia – Zimbábue
Se preferir, você também pode consultar o seu destino e verificar se há exigências impostas para entrada referente a vacinação.
O Brasil é seguro em relação a febre amarela?
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa garante que o surto de febre amarela não causa alteração no status internacional do Brasil.
Os riscos sanitários são praticamente inexistentes perante acordos feitos com a Organização Mundial da Saúde – OMS.
A ANVISA é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária que é uma agência vinculada ao Ministério da Saúde e tem como objetivo controlar a área sanitária de serviços e produtos.A ANVISA é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária que é uma agência vinculada ao Ministério da Saúde e tem como objetivo controlar a área sanitária de serviços e produtos.
A agência informa ainda que os casos estão limitados aos estados do Sudeste do país e à Bahia.
O Brasil já tinha casos esporádicos registrados; portanto, não há restrições preocupantes em relação ao Regulamento Sanitário Internacional.
Se você tiver alguma dúvida, entre em contato com a Porto Vistos. Fique bem informado e faça um orçamento para retirada do visto.
Boa viagem!