Como entrar na China sem visto

telhado de construção chinesa

Como entrar na China sem visto

A China é um país repleto de belezas naturais e construções exuberantes. O maior país da Ásia Oriental e o mais populoso do mundo facilitou, recentemente, a entrada de brasileiros e de cidadãos de outras 52 nacionalidades.

Segundo pesquisa do Euromonitor International, a China será o destino turístico mais visitado no mundo até 2030. E se você deseja engrossar essas estatísticas, conheça os critérios para ingressar no país sem visto chinês.

Isenção de visto chinês para brasileiros

Desde o final de 2017, a China alterou sua política de ingresso e passou a permitir a entrada de estrangeiros de alguns países – incluindo o Brasil – quando em trânsito. Ou seja, viajantes que têm como destino final outro país (que não a China) podem ficar até 3 ou 6 dias no país asiático. O prazo varia para cada província. Confira as regras para cada localidade.

Dispensa de visto para permanência até 72 horas

Desde 2016, a China permite a visita de brasileiros sem necessidade de emissão de visto em algumas províncias, desde que a permanência não ultrapasse 72 horas (3 dias). As cidades que fazem parte dessa lista são: Changsha, Chengdu, Chongqing, Dalian, Guangzhou, Guilin, Harbin, Kunming, Qingdao, Shenyang, Wuhan, Xiamen e Xi’an.

Vale lembrar que os visitantes que chegarem nessas cidades não estão autorizados a ultrapassar os limites da província de desembarque.

monumento turístico na china

Dispensa de visto para permanência até 144 horas

A fim de aumentar o número de pessoas que visitam a China e para atender um pedido antigo dos turistas, o país ampliou o período de permanência permitido em algumas regiões de 72 para 144 horas (6 dias). A medida agrada aos viajantes, que reclamavam do tempo insuficiente para visitar todas as belezas do local.

Agora, a província de Hebei e as cidades de Pequim (Beijing) e Tianjin dispensam o visto chinês para brasileiros e outros turistas em trânsito por até 144 horas.

Requisitos

Em ambos os casos, não é necessário solicitar o visto, mas é essencial que você esteja em trânsito, ou seja, que o seu destino final não seja a China. Pode ser, inclusive Hong Kong ou Macau, que apesar de estarem no território chinês, não fazem parte da República da China.

A liberação é concedida no momento do desembarque no país, quando o viajante entra em uma fila exclusiva de imigração e deve apresentar a passagem até o destino em que está e também a passagem para o destino seguinte. Com as passagens em mãos, o agente de imigração terá a comprovação que você passará apenas o período permitido no local e, assim, concederá o visto de trânsito.

decoração de rua chinesa

Por onde entrar na China

De acordo com o governo da China, a entrada em território do país pode ser “através do Aeroporto Internacional de Beijing, Estação Ferroviária Oeste de Beijing, Aeroporto Internacional Binhai de Tianjin, Porto Internacional de Cruise de Tianjin, Aeroporto Internacional de Shijiazhuang de Hebei ou Porto de Qinhuangdao. A zona de isenção se limita nas cidades de Beijing e Tianjin, e a província de Hebei, e a lista dos países do programa inclui 53 países”.

Se você deseja passar mais tempo na China, deve solicitar o visto chinês. Nesse caso, conte com a assessoria da Porto Vistos. Somos especialistas no assunto e cuidamos de toda a burocracia enquanto você planeja a sua viagem.