NZeTA: Novas Regras de Isenção de Visto para Nova Zelândia

paisagem na nova zelândia

NZeTA: Novas Regras de Isenção de Visto para Nova Zelândia

A partir de novas regras estabelecidas pelo Governo da Nova Zelândia, viajantes oriundos dos países presentes no acordo de Isenção de Visto, que ficarão no país ou passarão em modalidade trânsito, terão de emitir um documento de autorização: o NZeTA

Entenda o que é este documento, quem precisa emiti-lo e como você pode solicitar a sua autorização eletrônica de viagem para a o território neozelandês. 

O que é o NZeTA? 

NZeTA é a sigla para New Zealand Electronic Travel Authority (Autorização Eletrônica de Viagem para a Nova Zelândia), ou seja, a modalidade de Visto Eletrônico (Electronic Travel Authority ou eTA) para viajantes que entrarem na Nova Zelândia.  

Válida somente para os países que compõem o acordo de Isenção de Visto para Nova Zelândia, a modalidade de visto deve ser solicitada antes de viajar e inclui cidadãos brasileiros. 

Essa medida de segurança tomada pelo órgão governamental de Imigração da Nova Zelândia (Immigration New Zealand – INZ) começou a valer no dia 1º de Outubro de 2019 para visitantes.

A entidade responsável pela política de imigração e pela emissão de vistos da Nova Zelândia alega que todos os viajantes, mesmo tendo o documento, ainda precisam atender aos requisitos de entrada no país ao chegar em território neozelandês (tais como possuir passagem de volta, ser um visitante de boa-fé e estar em bom estado de saúde). 

Quem precisa emitir o NZeTA? 

Qualquer viajante que possui passaporte de um dos países presentes no acordo de isenção de visto, que não possuir outra modalidade de Visto para Nova Zelândia em validade. 

A nova regra abrange não só os viajantes com passaporte dos países do acordo de isenção de visto, mas também os residentes permanentes da Austrália e passageiros de navio ou cruzeiro. 

Mesmo se você está apenas de passagem, como o caso de viajantes em cruzeiro ou que farão escala no Aeroporto Internacional de Auckland, é necessário emitir a autorização. 

Você pode conferir a lista de países neste link

paisagem de Auckland, Nova Zelândia

E quem não precisa emitir a autorização?

A isenção de qualquer tipo de autorização, a partir de agora, é válida somente para quem possuir passaporte da Nova Zelândia ou Austrália e para viajantes que possuem visto válido para o país, em outra modalidade regular. 

Requisitos para Brasileiros emitirem o NZeTA

Lembre-se que, se você já viajou para Nova Zelândia e possui visto válido, não é necessário emitir o NZeTA

Já para o caso de Brasileiros que visitam o país pela primeira vez ou que não possuem mais visto válido, ter a Autorização Eletrônica de Viagem é um item obrigatório. 

Outro fato importante sobre é que no caso de viajantes com passaporte de qualquer um dos países listados no acordo, como o Brasil, o NZeTA é válido somente para viagens de até 90 dias. 

Portanto, se você pretende permanecer no país por mais tempo, precisará de um visto de turismo para a Nova Zelândia e prosseguir com o processo de solicitação regular. 

Para solicitar a emissão do seu NZeTA é necessário: 

  • Ter passagem de ida e volta já adquiridas considerando permanência em território neozelandês de até 3 meses; 
  • Comprovar disponibilidade financeira para permanência no país durante todo o período de viagem; 
  • Possuir documento de passaporte com validade que compreenda desde o período de solicitação até, pelo menos, três meses após data de saída da Nova Zelândia. 

Outras Orientações

O órgão de Imigração Neozelandês prevê cerca de 72 horas para aprovação da sua Autorização Eletrônica de Viagem após solicitação. 

Por isso, a sugestão é que você faça o planejamento da sua viagem com antecedência para que não haja imprevistos com a sua permissão de entrada no país. 

Ainda, para emissão do seu visto de visitante será necessário o pagamento de uma taxa, o IVL (International Visitor Conservation and Tourism Levy).

A Taxa de Conservação e Turismo para Visitantes Internacionais (tradução oficial para o português) é um valor pago visando a contribuição dos turista com a infraestrutura turística da região e a conservação do meio ambiente, bem como a proteção da natureza nativa neozelandesa, tão apreciada pela comunidade internacional. 

Atente também para todas as orientações e informações para viajantes internacionais, bem como para as recomendações do Ministério da Saúde da Nova Zelândia, sobre possíveis epidemias ou precauções necessárias em determinadas regiões do país. 

Vai visitar a Nova Zelândia e ficou com alguma dúvida? Conte com a Assessoria para Vistos da Porto Vistos para lhe auxiliar em todo o processo de solicitação do NZeTA

Planeje sua viagem com tranquilidade e não perca tempo com questões burocráticas! Entre em contato