Exame Médico para o Visto Australiano: Quando é necessário?

Sydney - Austrália

Exame Médico para o Visto Australiano: Quando é necessário?

Ao planejar uma viagem internacional, é fundamental ficar atento aos requisitos necessários para ingressar no país desejado. Alguns países não exigem visto de brasileiros, mas a maioria dos destinos fora da América do Sul tem como pré-requisito de entrada o visto.
Como parte do processo de obtenção do visto, alguns países podem exigir determinados documentos ou, como no caso do visto australiano, a realização de exames médicos.
Mas atenção: a obrigatoriedade dos exames médicos para o visto australiano só se aplica para alguns tipos de visto, entre eles, o visto de estudante por mais de 6 meses, um dos mais requisitados para o destino.
Se esse é o seu objetivo ao viajar para a Austrália, além de aplicar o visto, terá que realizar os exames, um raio-x do tórax e um exame de urina assistido, e uma avaliação médica geral. Todos precisam ser feitos por médicos ou clínicas credenciados pela Embaixada da Austrália. Caso contrário, não serão aceitos para o processo.
Após você realizar a solicitação do seu visto australiano com a assessoria da Porto Vistos, você receberá em seu email o código da consulta da Embaixada. De posse deste, é hora de agendar a sua consulta com o médico ou a clínica credenciada.

Consulta médica

Para a consulta, você deve levar o seu passaporte e uma foto digital 3×4 em padrão de documento. Ou seja, em fundo branco, sem brincos ou piercings e que apareça o pescoço e os ombros. A foto deve estar em formato JPG, em um CD ou pendrive.
Na consulta, o médico deve fazer algumas perguntas gerais sobre sua saúde, medir os batimentos cardíacos e pressão arterial, além de examinar olhos, ouvidos e garganta. O médico pode realizar alguns outros exames clínicos, mas todos bem simples, no próprio consultório.

médico medindo pressão arterial - Exames para Austrália

Exames

O exame de urina deve ser feito sob observação, para garantir que não será adulterado. Ele serve para detectar problemas nos rins, glicose e outras enfermidades que podem ser detectadas na urina.
A radiografia de tórax tem o objetivo de certificar que você não tem tuberculose.

Aviso às requerentes gestantes

Durante os 3 primeiros meses de gestação, não é recomendado a gestante submeter-se a exames de raio-X.
Caso haja o desejo de mesmo assim realizar tais exames, é recomendável que discuta os riscos com seu médico antes.
No caso de gestantes, o prazo para entrega dos exames pode ser estendido com a finalidade de que tudo possa ocorrer em tempo hábil, mas sem a necessidade de risco para a gestação.
Nessas situações, o Consulado australiano precisa ser informado da necessidade desse prazo estendido para que o requerimento possa ser atualizado.
Em geral, as clínicas não têm convênio com planos de saúde, então todos devem ser pagos pelo solicitante do visto.
Depois de realizar os exames, o médico/clínica envia os resultados diretamente à Embaixada da Austrália, sem que você precise se envolver nessa etapa.
A realização dos exames não determina a aprovação do visto. Caso seu visto seja negado ou você desista da viagem por qualquer motivo, não terá direito a reembolso.
Conte sempre com a assessoria da Porto Vistos para ajudar você no processo de solicitação do visto australiano.


Parcele taxa consular e serviço Porto Vistos


¹ Nota de esclarecimento: os procedimentos e regras sofrem constante alterações. O conteúdo desta página pode estar desatualizado. Favor confirmar informações por telefone ou e-mail.



[contact-form-7 id = “28347” title = “Visto Tripulante C1D”]

[contact-form-7 id=”28351″ title=”VISTO PARA NEGÓCIOS NOS ESTADOS UNIDOS – F1″]

[contact-form-7 id=”28355″ title=”VISTO DE TRABALHO NOS EUA – H”]

[contact-form-7 id=”28358″ title=”PASSAPORTE BRASILEIRO”]

[contact-form-7 id=”28361″ title=”PASSAGEM AÉREA”]

[contact-form-7 id=”28364″ title=”RESERVA DE HOTEL”]

[contact-form-7 id=”28368″ title=”SEGURO VIAGEM”]

[contact-form-7 id=”28371″ title=”PACOTES TURÍSTICOS”]